A britânica Independent Commodity Intelligence Services (ICIS), agência global de inteligência sobre o mercado de commodities, anunciou o lançamento do seu índice de preços do óleo de pirólise, atendendo à demanda pela precificação de produtos oriundos de reciclagem química. O novo índice fará parte do Relatório de Preços de Resíduos de Plástico Misto – Europa (Mixed Plastic Waste Report – Europe), da ICIS, lançado em 2021, que agora passa a se chamar Relatório de Resíduos de Plástico Misto e Óleo de Pirólise (Mixed Plastic Waste and Pyrolysis Oil Report) .

 

O serviço de precificação de resíduos plásticos mistos inclui atualmente as principais matérias-primas usadas na obtenção de óleo de pirólise, tais como fardos mistos de poliolefinas e resíduos com alto teor de materiais plásticos. A introdução de um índice de preços exclusivo para o óleo de pirólise proporcionará maior visibilidade a este elo da cadeia de reciclagem de produtos químicos, permitindo a comparação direta entre os preços da reciclagem química e mecânica.

 

O óleo de pirólise é usado por empresas petroquímicas como uma alternativa imediata para substituir a nafta (virgem) obtida do petróleo, tornando a produção de plásticos mais circular. O uso desse insumo para obter novas resinas plásticas atende à necessidade das grandes marcas em termos de inserção de materiais que estão de acordo com o conceito de economia circular em seus processos e produtos.

 

Mercado em crescimento

 

O mercado para o óleo de pirólise está em crescimento na Europa devido à intensificação do surgimento de plantas de reciclagem química de plásticos. Em setembro deste ano, as empresas que transformam resíduos plásticos mistos (especialmente poliolefinas) em óleo de pirólise representaram cerca de 60% de toda a capacidade operacional de reciclagem de produtos químicos no Velho Continente, de acordo com a ICIS. Espera-se que a capacidade total para tais projetos na Europa se torne quase sete vezes maior até 2028, atingindo cerca de 600.000 toneladas/ano, com base nos projetos considerados como tendo a decisão final de investimento (FID). No entanto, se uma série de novos projetos for desbloqueada, a capacidade total de pirólise destinada a resíduos plásticos mistos poderá atingir cerca de 1,7 milhões de toneladas/ano até 2028.

 

Para os setores de polietileno (PE) e de polipropileno (PP), a reciclagem química é vista por muitos como o caminho mais viável para obter embalagens recicladas em grande escala para contato com alimentos. A introdução do preço do óleo de pirólise pela ICIS permitirá aos clientes negociar de forma mais assertiva, levando-se em conta que os preços desse óleo não acompanham os da nafta virgem.

 

“A pressão para a transição para uma economia circular continuará a se intensificar e podemos ver como isso impactou o mercado de reciclagem química e, em particular, o mercado de óleo de pirólise. Apesar das condições macroeconômicas negativas que atualmente têm impacto nos mercados petroquímicos e de reciclagem, o investimento na reciclagem química continuou a ritmo acelerado”, comentou Mark Victory, editor sênior de Reciclagem da ICIS.

 

 

Foto: Shutterstock

 

 

Leia também:

 

Características dos processos mecânico e químico de reciclagem de plásticos

 

A reciclagem mecânica de plásticos tem seu melhor índice em cinco anos

 

Movimento circular busca parceiros

 

 

#reciclagemquímica

#óleodepirólise



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024