De 18 a 20 de julho de 2023 será realizado em formato on-line o curso “Microplásticos: o que são e onde estão?”, que será ministrado pelo professor Walter Ruggeri Waldman da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O curso está sendo promovido pela ABPol –  Associação Brasileira de Polímeros e segue com inscrições abertas.


 

A programação será composta por aulas sobre os conceitos de microplásticos e também serão abordadas algumas técnicas de detecção e monitoramento desses materiais. Além disso, haverá sessões sobre a categorização de microplásticos, sua origem e morfologia, bem como sobre temas relacionados à sua difusão por, por exemplo, tecidos, bem como distribuição homogênea ou acúmulo.


Voltando ao assunto “monitoramento de microplásticos”, o curso abordará os sistemas de coleta desses materiais, dos mais simples aos mais complexos, abrangendo ainda a identificação, separação e caracterização deles. Neste escopo, os temas que serão abordados incluem tópicos a respeito da movimentação de microplásticos coletados e da remediação, ou seja, sobre como é possível mitigar o impacto da presença desses materiais na natureza.


A ciência dos polímeros, os aditivos usados em sua formulação e a degradação de plásticos também são alguns dos assuntos que constam da grade curricular do curso, assim como as normas regulatórias que estão em voga e diretrizes estabelecidas.


Nesta página podem ser feitas as inscrições. 

 

Imagens: Walter Ruggeri Waldman, ABPol/Divulgação.


 

Leia também:

 

Nova edição do Recy-Plastech acontece em agosto

 

Pesquisa visa desenvolver embalagens a partir do albedo da casca da laranja

 

Otimização da topologia como estratégia para desenvolver componentes plásticos sustentáveis

 

#ABPol #Microplásticos #Curso #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024