Cursos on-line sobre o processo de injeção de plásticos e regulagem e manutenção de injetoras passaram a ser fornecidos pelo Instituto Avançado do Plástico (IAP), situado em São Bernardo do Campo (SP). Há também treinamento focado na resolução de problemas do processo de injeção e sopro de preformas.

 

Trata-se dos cursos “Injeção de plásticos – nível avançado”, “Manutenção preventiva de máquinas injetoras”, “Preparador e regulador de máquinas injetoras” e “Como resolver os principais problemas de injeção e sopro de preformas de PET”. O conteúdo dos cursos é dividido em 10 videoaulas, cada uma delas com duração média de 50 minutos. 

 

Nas aulas sobre injeção de plásticos serão abordados diversos temas relacionados à fabricação de itens, assim como os desafios enfrentados no chão de fábrica. Alguns dos tópicos iniciais são: as principais características dos materiais plásticos usados no processo de injeção, o comportamento da resina plástica durante a moldagem, funções da máquina injetora e do molde, além de como abordar e buscar soluções dos problemas da moldagem.
 

Já no treinamento sobre manutenção preventiva de injetoras, serão tratados temas como, por exemplo, a inspeção das guias deslizantes para fechamento do molde, verificação dos dispositivos de segurança, detecção de ruídos anormais, verificação da temperatura da carcaça da unidade e revisão do motor elétrico. 

 

Além disso, no curso sobre preparação e regulagem de máquinas injetoras, bem como no treinamento centrado na resolução de problemas típicos do processo de injeção e sopro, os participantes terão acesso a informações a respeito dos conceitos básicos de pressão, tempos de ciclo, calor específico e condutividade elétrica, e também sobre como executar corretamente a desumidificação, a absorção de umidade pelo PET, como definir a pressão e o tempo de recalque ideais, entre outros assuntos.

De acordo com informações disponíveis no site da instituição, os alunos receberão material didático e poderão contar com suporte técnico. A conclusão do curso dá direito a certificado.


O contato com o IAP pode ser feito pelo seu site


 

Imagem: Freepik


 

Leia também:

 

Reciclagem e valorização de resíduos em discussão

 

Kuka premiará aplicação robótica na indústria

 

Extrusão direta de PVC rígido sem a produção de mistura seca

 

#IAP #CursosOnline #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024