Nos dias 10 e 17 de março de 2023 será realizado em formato digital o curso “Tendências circulares em polímeros”, que será ministrado pelo professor Caio Gomide Otoni do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O treinamento está sendo promovido pela Associação Brasileira de Polímeros (ABPol). 

 

ABPol segue com inscrições abertas para curso sobre reciclagem de plásticos e economia circular

Este curso terá como temas principais a reciclagem de polímeros e a economia circular, e o conteúdo será dividido em dois módulos, cada um com duração de três horas. Nas aulas serão abordados assuntos relacionados a quatro tópicos, sendo o primeiro deles uma introdução à economia circular.

 

Na sequência, serão abordados os tópicos “Mitigação do consumo de recursos naturais virgens e finitos” – em que serão tratados temas como a destinação correta de embalagens pós-consumo e a “Superciclagem” (upcycling) de resíduos agroindustriais, – e “Extensão do ciclo de vida” – em que serão tratados assuntos relacionados a projetos que privilegiam o reuso e o reprocessamento de materiais plásticos, bem como propriedades de matérias-primas e supressão do uso único de itens.

 

O quarto tópico, denominado “Destinação pós-consumo”, abrangerá as características de diferentes processos de reciclagem, tais como termomecânica, química, física e energética, assim como a logística reversa de produtos plásticos, incluindo aulas sobre biodegradação e compostagem de polímeros. 

 

As aulas têm início previsto para as 9 horas e término às 12 horas. O curso é recomendado para profissionais, pesquisadores e estudantes do setor de reciclagem de plásticos e/ou que atuem em trabalhos socioambientais alinhados com os conceitos de sustentabilidade, por exemplo.

 

As inscrições podem ser feitas aqui e no site da ABPol podem ser obtidas mais informações.

 

 

Imagem: Freepik

 

Mais cursos do setor:

 

Próximos cursos do setor de plásticos

 

Capacitação gratuita para ferramentarias voltadas para o setor automobilístico

 

Compósitos e polímeros serão tema de curso on-line com duração de 24 meses

 

#ABPol #UFSCar #Curso #PI



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024