Adalberto Rezende, da redação

 

 

 

A Word Facas, empresa fabricante de equipamentos para reciclagem de materiais plásticos, projetados para moinhos e picadores, com sede em São Paulo (SP), está trabalhando na instalação de uma nova unidade voltada especialmente para serviços de afiação de facas, que passará a operar na região de Guarulhos (SP).

 

O diretor comercial da companhia, Alexandre Vieira da Silva, em entrevista concedida à Plástico Industrial, comentou que o início das atividades na futura unidade de serviços poderá acontecer entre junho e julho de 2023. Ele também disse que o investimento na unidade é parte de um projeto de expansão dos negócios geridos pela empresa.

A empresa Word Facas está investindo em uma nova filial de serviços para afiação de facas em SP

 

De acordo com ele, a Word Facas está apostando no aperfeiçoamento de processos de têmpera localizada de facas para linhas de reciclagem de materiais, um tipo de equipamento fundamental para a conversão de resíduos plásticos em novas matérias-primas, e que necessita de cuidados tendo em vista a sua exposição constante a intempéries típicas do processo de corte/trituração de polímeros, tais como abrasividade e oxidação. 

 

Alexandre também comentou sobre algumas vantagens proporcionadas pelo processo de têmpera localizada, que, segundo ele, “evita o surgimento de trincas na região das facas que recebem esse tipo de tratamento, evitando assim que o componente sofra uma fratura, o que acontece muito com facas que recebem têmpera geral, no momento da fixação delas a moinhos, por exemplo”. O executivo explicou que este trabalho é feito com maçaricos, os quais operam posicionados de acordo com a região do equipamento de corte que receberá a têmpera.


 

 

“Temos fila de espera para reformar máquinas”

 

A Word Facas também está apostando em processos de retrofit (do inglês retrofitting, termo que está relacionado à reforma e/ou modernização) de facas para equipamentos de reciclagem. Sobre este assunto, Alexandre disse que o processo de têmpera localizada é recomendado para o tratamento de, por exemplo, facas para moinhos antigos.

 

“Temos fila de espera para reformar máquinas. Esse é um mercado que provavelmente vai crescer, pois há muita gente entrando no mercado de reciclagem, principalmente em uma área que é chamada de ‘ramo dos sucateiros’. E esses são significativos consumidores de facas”, concluiu.

 

Mais informações podem ser obtidas no site da companhia.

 

 

Imagem: Word Facas

 

Leia também:

 

Leis estaduais criam melhor ambiente para a reciclagem

 

Um novo destino para os resíduos de poliuretano

 

#WordFacas #Reciclagem #Serviços #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024