Adalberto Rezende, da redação.


 

Uma linha de fluidos solúveis de base éster vegetal para usinagem já está disponível para comercialização pela Tamaru, com unidade no município de Rio Claro (SP). Trata-se de uma série de fluidos desenvolvida pela Quaker Houghton, com matriz nos Estados Unidos, a qual é representada pela empresa brasileira.

 

Além de fluidos solúveis, a companhia fornece uma linha de óleos protetivos de base éster vegetal, pensados para os cuidados com peças metálicas usinadas ou fabricadas por processos de estampagem como, por exemplo, itens fabricados a partir de chapas. Esses protetivos também são recomendados para cuidados com componentes de máquinas industriais, entre outras aplicações.

 

Luiz Correa, que é gerente de vendas da Tamaru, e que concedeu entrevista à Máquinas e Metais, comentou que essa linha de fluidos pode ser usada na usinagem de diversos tipos de materiais, proporcionando também vantagens no que tange às preocupações alinhadas aos cuidados com a natureza. Nas palavras dele, “atender à demanda por fluidos para usinagem que sejam mais amigáveis ao meio ambiente, está no nosso foco”.

 

O entrevistado também disse que o uso de óleos de origem de fonte renovável na indústria metalmecânica está sendo visto com “bons olhos”. Ele complementou dizendo que isso faz parte da mudança de cultura por parte das empresas, o que “está no escopo da Tamaru, afinal, é importante estar junto aos clientes não somente no momento de comercialização dos novos fluidos, mas também no pós-venda, o que abrange o acompanhamento de um corpo técnico em suas aplicações e projetos”.

 

 

Consultoria e treinamento

 

A Tamaru fornece consultoria e treinamento especializado para empresas que usam os fluidos solúveis de base éster vegetal em seus processos de usinagem. Luiz mencionou alguns dos setores que estão investindo no uso desses produtos: “o setor de peças usinadas para máquinas agrícolas e a indústria de veículos, principalmente os fabricantes de caminhões, por exemplo, estão entre os nossos clientes que já fazem uso de fluidos de base vegetal. Ferramentarias e empresas que prestam serviços de usinagem para terceiros também são consumidores significativos desses produtos”.

 

O treinamento, de acordo com o entrevistado, pode ser realizado in loco, bem como em outros formatos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail luiz.correa@tamaru.com.br e pelo site da Tamaru.

 

 

Imagem: Quaker Houghton, Tamaru/Divulgação.

 

 

Mais notícias do setor:

 

Sistema de gestão de ferramentas previne paradas e reduz custos

 

CPOP Sistemas desenvolve soluções para monitoramento de usinagem

 

Selltis tem novos equipamentos de remoção de cavaco e de purificação de líquido refrigerante

 

#Tamaru #QuakerHoughton #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024