A FGV Editora, que integra o conglomerado da Fundação Getulio Vargas (FGV), publicou o livro “Capacidade tecnológica e inovação: Desafios para a transição industrial e econômica do Brasil, de autoria do professor Paulo Negreiros Figueiredo, da FGV Ebape.

 

Com 624 páginas, a obra aborda temas relacionados à indústria de manufatura como, por exemplo, os desafios na jornada para o avanço tecnológico no País, e trata de assuntos que vão além do chão de fábrica, tais como o estabelecimento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da cadeia produtiva, o que abrange o setor de transformação de plásticos.

 

A publicação, de acordo com informações fornecidas à imprensa, traz dados que são provenientes de um estudo realizado por Paulo, o que inclui reflexões sobre alguns resultados obtidos a partir de esforços realizados no Brasil no que diz respeito ao aumento da capacidade tecnológica na indústria e em outras áreas, além de inovação e desenvolvimento econômico.

 

O professor comentou que o Brasil tem “uma nova oportunidade, que não pode ser desperdiçada, de identificar questões-chave que merecem uma cuidadosa implementação de estratégias para vencer o seu atraso tecnológico, e obter um real aumento da sua taxa de inovação para adicionar mais valor à sua produção”. O autor também faz recomendações que visam contribuir para a elaboração de estratégias centradas na inovação e no aumento da capacidade tecnológica em território nacional.

 

A editora disponibiliza mais informações sobre o livro em seu site, o qual é comercializado em versão física, pelo preço sugerido de R$ 322,00, ou em formato digital, R$ 192,00.


 

Imagem: FGV Editora/Divulgação.


 

Leia também:

 

Ferramentarias atentas à evolução tecnológica

 

Husky propõe ambiente de produção com foco nos desafios da atualidade

 

Centro de estudos integra recursos de manufatura inteligente para a indústria de plásticos

 

#FGVEditora #Livro #PlásticoIndustrial



Mais Notícias RTI



Novo agente de purga para extrusão de filmes

A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.

04/11/2025


Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025