Um levantamento feito pela Central de Custódia da Logística Reversa de Embalagens (São Paulo, SP), startup que monitora programas de logística reversa, mostrou que 287 mil toneladas de embalagens plásticas pós-consumo foram reinseridas no ciclo produtivo no Brasil, dentre mais de 1 milhão de toneladas de embalagens fabricadas em outros materiais contabilizadas pela empresa.

 

De acordo com dados coletados pela central, o volume total de embalagens pós-consumo que foram destinadas a processos produtivos, até o momento, é de aproximadamente 1.055.375,54 toneladas. Ainda segundo a empresa, essa quantidade de materiais equivale, em peso, a 300 estádios do porte do Maracanã (Rio de Janeiro, RJ).

 

A sondagem feita pela Central de Custódia também mostrou a quantidade de entidades gestoras de logística reversa que contribuíram para o retorno do grande montante de embalagens pós-consumo descartadas ao ciclo produtivo. Assim, foi percebida a participação de 27 entidades gestoras e 976 operadores, além de um montante composto por 605 profissionais distribuídos em cooperativas de reciclagem e associações de catadores e catadoras de materiais no País.

 

Ainda de acordo com a startup, as entidades gestoras computadas representam mais de 10.000 empresas com atuação em diversos setores como, por exemplo, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos acondicionados em embalagens plásticas e em versões fabricadas em outros materiais. O diretor de operações da Central de Custódia, Fernando Bernardes, comemorou o resultado obtido: “é uma grande satisfação chegarmos à marca de mais de 1 milhão de toneladas de embalagens verificadas em nosso sistema. Trouxemos a rastreabilidade sistêmica para o setor, atendendo a todos os requisitos relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos e demais decretos reguladores”. Ele também comentou que, assim, foi possível “proporcionarmos segurança e minimizarmos os riscos existentes quanto à duplicidade na contabilização dos resultados, além de gerar adicionalidade à cadeia de reciclagem”.

 

 

Verificador consolidado

 

Algumas recentes mudanças ocorridas na legislação referente a processos de logística reversa de resíduos têm como premissa intensificar o monitoramento da destinação correta de plásticos e de outros materiais descartados. Uma delas diz respeito ao Decreto nº 11.413/2023, de 13 de fevereiro de 2023, que, em conformidade com publicação feita pelo Governo Federal, institui o Certificado de Crédito de Reciclagem de Logística Reversa, o Certificado de Estruturação e Reciclagem de Embalagens em Geral e o Certificado de Crédito de Massa Futura, no âmbito dos sistemas de logística reversa.

 

A partir dos resultados apresentados pela startup, ela passou a ser considerada a maior gestora de dados sobre logística reversa de embalagens na América Latina. A respeito deste assunto, Fernando comentou que, “somos um verificador consolidado não apenas junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), mas também junto à Serpro, empresa pública de tecnologia e segurança da informação. Também já disponibilizamos, desde o ano passado, dados referentes ao acesso ao sistema estabelecido pelo MMA, o que agora se tornou uma obrigatoriedade, sendo uma das competências do verificador estabelecidas pela nova legislação”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site da empresa e pelo e-mail contato@centraldecustodia.com.br.

 

 

Imagem: Pixabay

 

Leia também:

 

Guia de fornecedores de resinas recicladas no Brasil

 

Sistema fornece dados sobre materiais em tempo real

 

Fabricação de autopeças usando PP expandido com conteúdo reciclado

 

#Sustentabilidade #Reciclagem #LogísticaReversa #PlásticoIndustrial



Mais Notícias RTI



Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025


Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025