Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) lançou o Perfil das Indústrias de Transformação e Reciclagem de Plástico no Brasil, publicação anual da entidade, com a compilação dos dados de 2021. Em formato eletrônico (pdf) e com 57 páginas, a publicação traz dados relacionados à estrutura e ao desempenho das indústrias do setor, com recortes estaduais e nacionais, além da série histórica dos últimos anos.

 

Em sua nova edição, recebeu também conteúdo especial a respeito da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), metodologia que examina diversos fatores relacionados à fabricação de um produto. A ACV consiste no estudo dos aspectos ambientais e potenciais impactos ao longo da utilização de um produto, desde a fabricação e transformação da matéria-prima, passando por produção, uso, pós-uso, destinação adequada, reciclagem e reintrodução no ciclo produtivo. As categorias de impactos ambientais consideradas incluem o uso de recursos, a saúde humana e as consequências ecológicas.

 

A publicação apresenta ainda novos dados acerca da indústria de reciclagem dos materiais plásticos no Brasil, tais como localização, número e distribuição de empregos e empresas recicladoras, histórico de resultados do setor e produção de plástico reciclado pós-consumo (PCR).

 

O Perfil 2021 pode ser acessado na página da Abiplast.


 

Imagem: Abiplast

 

Conteúdo relacionado:

 

Plástico para a área médica: o futuro deste setor

 

Economia Circular – Debate global, aprendizado brasileiro

 

#Abiplast

#Perfil2021



Mais Notícias RTI



Adirplast analisa impacto da reforma tributária no setor de resinas plásticas

Encontro reuniu empresas associadas à Adirplast e especialistas do setor jurídico, com o objetivo de debater as consequências diretas da mudança fiscal no setor de plásticos.

16/09/2025


PET reciclado. Os desafios do mercado europeu.

Maior disponibilidade, redução da demanda e complexidade regulatória compõem o atual cenário do mercado europeu de PET reciclado.

16/09/2025


Multipet amplia a produção de sopradoras

Mercado aquecido especialmente pelas empresas de água mineral levou a fabricante paranaense a aumentar a oferta de máquinas, com destaque para o modelo totalmente elétrico com capacidade de até 18 mil garrafas/hora.

09/09/2025