A Toledo do Brasil, fabricante de equipamentos de pesagem, e o Centro Universitário FEI, ambos com unidades situadas no município de São Bernardo do Campo (SP), inauguraram um laboratório voltado para a pesquisa e o desenvolvimento de soluções para a indústria, o que abrange a cadeia produtiva de plásticos.

 

FEI e Toledo do Brasil se unem para iniciar pesquisas e inovação na indústria de plásticos

 

Trata-se do Laboratório HUB ICT – de Inovação, Ciência e Tecnologia – que se encontra no Campus São Bernardo do Campo da FEI e foi criado a partir de um consórcio formado entre as instituições. Uma das premissas deste projeto é unir conhecimentos oriundos de diversas áreas como, por exemplo, do setor empresarial, do chão de fábrica e do meio acadêmico.

 

 

Segundo informações das instituições, o novo centro de estudos será voltado para o desenvolvimento de tecnologia para pesagem para segmentos diversos, melhoria de sistemas estruturais, desenvolvimento de software, entre outros. Também foi divulgado que este trabalho é parte de um programa de estágios para estudantes de engenharia mecânica, automação industrial, engenharia elétrica e ciência da computação, que já conta com a participação de cerca de 14 estudantes da FEI. 

 

De acordo com Michele Rodrigues Hempel Lima, professora do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI e coordenadora do novo laboratório, “através do projeto os alunos conseguirão trabalhar com temas reais da indústria, sem deixar a graduação de lado. Além disso, isso possibilita a realização de pesquisas e desenvolvimento de projetos tecnológicos novos, unindo trabalho e estudo”.

 

Algumas das expectativas que acompanham a realização deste projeto, conforme comentou Paulo Haegler, presidente da Toledo do Brasil, dizem respeito a “colher bons frutos, com alunos mais capacitados, professores motivados e com projetos pensados para a indústria, bem como com soluções que possamos comercializar e/ou aplicar em nossos processos de fabricação”. Ele também comentou que o programa tem potencial para formar “novos colaboradores para a nossa empresa”.

 

Foi informado pelas instituições que este programa conta com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal para Incentivo Fiscal para Pesquisa e Desenvolvimento.

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4353-2900 e 0800-545-4122.

 

 

 

Imagens: FEI/Toledo e Pixabay

 

 

 

Mais novidades no setor:

 

Fabricantes de tubos em compasso de espera

 

Consórcio em prol da reciclagem de embalagens multicamadas

 

#FEI #ToledodoBrasil #LaboratóriodeInovação #PI

 



Mais Notícias RTI



Novo agente de purga para extrusão de filmes

A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.

04/11/2025


Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025