A criação de consórcios entre empresas do ramo de plásticos e instituições de pesquisa e desenvolvimento que atuam nessa e em diferentes áreas da indústria traz oportunidades que vão desde o compartilhamento de expertises até a consolidação de processos e produtos. Iniciativas desse tipo também estão fomentando a formação de frentes de trabalho em conjunto com companhias de outros países.

 

Projetos de inovação para pequenas e médias empresas do ramo de plásticos

 

Um programa criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) vai abrir espaço para a apresentação de projetos de inovação criados por startups e companhias de pequeno ou médio porte. Ele consistirá na análise de propostas que abranjam, por exemplo, o desenvolvimento e aplicação de novos materiais poliméricos, construção e/ou aperfeiçoamento de máquinas e equipamentos, impressão 3D, bem como a implementação de robôs e sistemas digitais em parques fabris, entre outros assuntos.

 

O propósito da iniciativa é promover a execução dos projetos selecionados a partir do estabelecimento de parcerias entre empresas brasileiras e as ligadas à rede de programas de financiamento de apoio a pequenas empresas IraSME, que é coordenada pela AiF Projekt GmbH e financiada pelo Ministério Federal Alemão de Assuntos Econômicos e Energia (BMWi), a qual conta ainda com representantes na Áustria, República Tcheca, Turquia, Rússia, bélgica e em Luxemburgo e no Canadá.

 

“A adesão da Embrapii à rede IraSME vai ao encontro das ações que a organização tem estabelecido para promover a internacionalização das empresas brasileiras. Startups, pequenos e médios empreendedores do País poderão ter acesso a equipamentos e ao conhecimento tecnológico de importantes centros de pesquisa. Além disso, a parceria também vai fortalecer a cooperação entre instituições de pesquisa tecnológica brasileiras situadas no exterior com outras organizações de fomento”, disse Carlos Eduardo Pereira, diretor de operações da Embrapii.

 

As empresas interessadas podem obter mais informações aqui. As propostas poderão ser apresentadas nas unidades da instituição até o dia 30 de setembro.

 

Foto: Freepik

 

Conteúdo relacionado:

Financiamento para pesquisa de materiais inovadores

Unificação do protocolo de comunicação entre máquinas para plásticos

 

#Embrapii #IraSME #Programadeinovacao #Pequenasemediasempresas #Plástico



Mais Notícias RTI



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025