A fabricação está se tornando uma tarefa cada vez mais complexa, principalmente em razão das novas tecnologias de controle, que já utilizam até mesmo recursos digitais como a aprendizagem de máquina (machine learning) e a inteligência artificial (IA).

 

A Sumitomo (SHI) Demag pretende mostrar na feira K 2022 como a companhia se apropriou dessas chamadas tecnologias facilitadoras da indústria 4.0, incluindo-as entre os recursos dos seus modelos de máquinas injetoras elétricas.

 

Resultados de parcerias com universidades, empresas do setor de periféricos e de moldes, diferentes projetos de pesquisa encabeçados pela empresa permitiram o desenvolvimento de máquinas capazes de gerar dados, manipulá-los e dar saída para eles na forma de ações e autocomandos.

 

A base para isso é o uso do sistema MyConnect, que será demonstrado pela empresa atuando na execução de tarefas, no controle da qualidade, na medição e ajuste de parâmetros de máquina, no controle dos circuitos de resfriamento, no preparo e condicionamento do material a ser moldado. O uso da inteligência artificial será empregado na predição de parâmetros de processo visando ao aprimoramento da qualidade das peças produzidas.

 

Utilizando o sistema padrão OPC-UA de troca de dados entre máquinas, o MyConnect tem foco na análise de dados, na transferência de conhecimento e em funções autônomas, dentre as quais se destacam a criação de gêmeos digitais e também o projeto Selbst SGMKI, sigla em alemão para máquina injetora que se inicia automaticamente (self-starting injection molding machine).

 

Enfatizando o uso de seus equipamentos nos setores de embalagens – especialmente a produção de tampas – e de produtos médicos, a empresa vai expor também o resultado de parcerias com a francesa Sepro, fabricante de robôs, e a adaptação do processo MuCell, de espumação microcelular, às máquinas elétricas da sua linha IntelElect2.

 

As novidades foram anunciadas durante o evento K Preview, realizado em junho, em Dusseldorf (Alemanha) e também no XXIV Simpósio Internacional sobre Tecnologia de Plásticos, realizado no mesmo mês, em Indaiatuba (SP).


 

Imagem: Sumitomo (SHI) Demag


 

Conteúdo relacionado:

 

Relatório aponta os rumos da manufatura inteligente nos próximos anos


Plataforma digital para monitoramento do chão de fábrica feita no Brasil



 

#Indústria40  #SumitomoSHIDemag



Mais Notícias RTI



Contaminantes na resina: projeto fará a transição de ensaios laboratoriais para o ambiente industrial

Consórcio coordenado pelo instituto alemão SKZ visa aprimorar sistemas de monitoramento em tempo real na extrusão para mitigar riscos operacionais decorrentes da presença de contaminantes em polímeros reciclados.

18/05/2026


Capacitação em software voltada para a produtividade na ferramentaria

Treinamentos em ambiente digital abordam estratégias de usinagem e integração de processos para aprimorar o desenvolvimento de peças plásticas.

18/05/2026


Injeção assistida por água é usada na produção de quadros para bicicletas

A integração entre a tecnologia de injeção auxiliada por água e sistemas de canais quentes servoacionados permitiu a moldagem de perfis ocos complexos usando termoplásticos abrasivos.

12/05/2026