Uma linha de agentes compatibilizantes indicados para a fabricação de produtos a partir de plásticos descartados foi desenvolvida pela IQX. São concentrados voltados tanto para o processamento simultâneo de resinas recicladas e virgens quanto para o de materiais poliméricos multicamadas, incluindo os que contêm metais.
Os aditivos se dividem em duas séries, denominadas Unifix e Flex. Os pertencentes à primeira são recomendados para aplicação em formulações que requeiram a melhoria das propriedades dos polímeros e o equilíbrio entre suas proporções como, por exemplo, grades que mesclem PE, PA, PP e BOPP. Já os da linha Flex podem viabilizar a reciclagem de filmes flexíveis compostos por camadas de EVOH, PE e PA.
Para inibir odores comumente provenientes de processos de reciclagem, Silmara Neves e Carla Fonseca, diretora administrativa/comercial e diretora de produção/desenvolvimento da empresa, respectivamente, oferecem um aditivo que recebeu o nome de “Raptor”. Segundo elas, há a possibilidade de customização dos produtos conforme a necessidade dos clientes.
A companhia está buscando parcerias na área de reciclagem de EVA, PE e XLPE, bem como nos ramos de fabricação de tampas – exemplo de aplicação de polímeros multicamadas contendo barreiras metálicas, reciclados por moagem, na imagem – e filmes plásticos, além de revestimentos elastoméricos para blindagem eletromagnética, EPIs e calçados.
Foto: IQX
Conteúdo relacionado:
Resina biodegradável é desenvolvida no Brasil
#Reciclagemdeplasticosmulticamadas #Aditivocompatibilizante #Polímeros
Mais Notícias RTI
Simpósio que será realizado em outubro vai tratar da computação e comunicação quânticas, e também de sensores ultraprecisos.
16/09/2025
A fabricante de injetoras Chen Hsong vai levar para a feira K um sistema baseado em inteligência artificial que otimiza o processo de injeção de plásticos, oferecendo recursos alinhados com os conceitos da manufatura inteligente.
16/09/2025
Entre as vantagens do novo sistema de aquecimento estão a redução de peso das garrafas e a maior produtividade.
16/09/2025