O PotencializEE – Programa de Investimentos Transformadores em Eficiência Energética na Indústria – foi lançado no Paraná e será executado pelo Instituto Senai de Tecnologia em Produtividade.


A instituição realizará consultorias gratuitas para micro, pequenas e médias indústrias do Estado que pretendem consolidar projetos de modernização tecnológica e eficiência energética. As consultorias também irão abranger temas como redução de custos operacionais, modernização de sistemas produtivos e aceleramento da agenda de descarbonização industrial.


O projeto também envolve a identificação e implementação de oportunidades de eficiência energética, suporte técnico, planejamento financeiro e acesso a soluções para a indústria. Serão realizadas avaliações técnicas, acompanhamento do desenvolvimento de projetos, orientação sobre viabilidade econômica, conexão com fornecedores e apoio na busca por linhas de financiamento. 

 

A previsão é que 143 indústrias serão atendidas por meio do programa, sendo 111 projetos na modalidade “OPEX”, direcionada à otimização operacional, e 32 projetos na modalidade “CAPEX”, voltada para investimentos estruturais e tecnológicos. As consultorias poderão ter duração de até 180 horas por empresa, de acordo com um comunicado à imprensa.

 

 

Imagem: Divulgação.

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Confira mais notícias do setor dos plásticos:

 

Stadler registra aumento da procura por sistemas de triagem

 

Injetora totalmente elétrica foi lançada pela Chen Hsong



Mais Notícias RTI



Grafenoplast 3a edição vai tratar de normas e aplicações em ambiente de produção

A nova edição do Grafenoplast vai acontecer no dia 9 de setembro e vai reunir pesquisadores e empresas que já estão desenvolvendo produtos plásticos utilizando formulações que contêm o nanomaterial.

07/07/2026


SENAI e MDIC no fomento à inovação na cadeia de autopeças e ferramentaria

Com subvenções de até 60% em projetos de P&D, iniciativa do SENAI e MDIC apoia consórcios industriais para o desenvolvimento de novos processos de fabricação. Os prazos para submissão de projetos são 30 de julho e 28 de agosto.

07/07/2026


Ensaios alinham bioplásticos às exigências locais e internacionais

Com métodos reconhecidos globalmente, laboratório internacional passa a oferecer no mercado brasileiro os seus serviços de testes de compostabilidade, assegurando conformidade técnica para produtos fabricados com bioplásticos.

08/07/2026