Foram instalados 400 mil novos telhados solares em residências no Brasil no primeiro semestre deste ano, aponta levantamento da rede de franquias Portal Solar, com base em dados oficiais da Aneel. Estimativa da empresa também aponta que isso significou mais de R$ 8 bilhões em investimentos entre janeiro e junho de 2024.

Ainda se baseando nos dados da agência, o Portal Solar conclui que os novos telhados já representam cerca de 2 GW de potência instalada nas residências no ano, saltando de 9,7 GW acumulados no final de 2023 para 11,7 GW na metade de 2024.

O levantamento ainda aponta que o aumento de uso da energia solar fotovoltaica nas residências representa metade de toda a expansão da fonte no país, o que inclui, além das casas, comércios, indústrias e propriedades rurais. Segundo a franquia, o Brasil registra, neste primeiro semestre, 4 GW de novas instalações solares em telhados e pequenos terrenos na modalidade.

O aumento expressivo de novas instalações, na análise da franquia, tem a ver principalmente com a queda de até 40% no preço dos kits solares no último ano. Mas também seriam motivações o aumento do consumo de eletricidade por conta das ondas de calor e, principalmente, a elevação da tarifa de energia elétrica no Brasil.



Mais Notícias FOTOVOLT



Cemig implementa microrrede em Serra da Saudade, MG

Com usina fotovoltaica e armazenamento em baterias, microrrede é integrada a medição inteligente e automação da rede

23/01/2026


Brasil ganha peso no emprego global em renováveis

Solar responde por 43% dos postos no mundo e avança no mercado brasileiro

23/01/2026


Mercado solar recua 29% no Brasil em 2025

Potência adicionada cai para 10,6 GW e investimentos recuam 40% no ano, segundo apuração da Absolar

23/01/2026