A diretoria colegiada da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou a Chamada Estratégica de Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) nº 23, com foco no "Hidrogênio no Contexto do Setor Elétrico Brasileiro". A iniciativa visa explorar o potencial do hidrogênio abordando aspectos técnicos, econômicos e regulatórios para sua integração ao setor elétrico, impulsionando o desenvolvimento de tecnologias, modelos de negócio e infraestrutura necessária para produção, armazenamento e utilização do energético.

A chamada é estruturada em duas modalidades: "Peças e Componentes" e "Planta Piloto". A primeira foca no desenvolvimento e nacionalização de tecnologias para a cadeia de produção, e a segunda visa a implementação de plantas para produção de hidrogênio, utilizando fontes de eletricidade de baixo carbono. Além das tradicionais renováveis hidráulica, solar, biomassa e eólica, a chamada inclui a possibilidade de adoção de fontes como nuclear e termelétrica, desde que ocorra a compensação da emissão de gases de efeito estufa no respectivo processo de produção, conversão ou armazenamento de hidrogênio.

A chamada convoca entidades interessadas a apresentarem propostas, e delineia requisitos, resultados, critérios de avaliação e prazos. O processo incentiva a colaboração entre diferentes atores do setor elétrico, da indústria e da academia, fomentando uma rede de inovação energética no país.

A expectativa é que a iniciativa estimule o avanço tecnológico e promova benefícios econômicos e ambientais, alinhando o setor elétrico brasileiro com as metas de sustentabilidade e inovação. “Além de contribuir para a redução de emissões de gases de efeito estufa, a integração do hidrogênio ao setor elétrico tem o potencial de promover a atração de investimentos na ampliação das redes elétricas e do parque gerador nacional, existindo ainda sinergias operativas que podem facilitar a inserção de fontes de geração não despacháveis, particularmente as fontes renováveis. (...) O hidrogênio, especialmente quando produzido a partir de fontes renováveis, apresenta-se como uma alternativa promissora para a descarbonização da economia brasileira”, diz comunicado da Aneel.

A documentação completa da chamada está disponível em https://biblioteca.aneel.gov.br/acervo/detalhe/240794.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024