O complexo solar Mendubim, de 531 MW de capacidade instalada, entrou em operação no município de Assú, no Rio Grande do Norte. O projeto é uma parceria entre as empresas norueguesas Hydro Rein, Equinor e Scatec e 60% de sua energia está contratada com a Hydro Alunorte, refinaria de alumina em Barcarena, no Pará.

Com expectativa de gerar 1,2 TWh por ano, que seriam suficientes para atender 620 mil domicílios, o complexo foi montado pelos três sócios, que forneceram conjuntamente serviços de engenharia, aquisição e construção (EPC). A operação e manutenção, assim como os serviços de gerenciamento de ativos para a usina, são fornecidos pela Scatec e pela Equinor.

A UFV Mendubim é o segundo projeto solar de grande escala da Equinor no Brasil, após a UFV Apodi, de 162 MW, em Quixeré, no Ceará, em operação desde 2018 em parceria com a Scatec. Na fase de construção, as obras em Assú geraram mais de mil empregos diretos e indiretos. O capital investido em capex foi de 430 milhões de dólares.

Para o financiamento, o complexo usou uma combinação de linhas e captações e contribuição de capital dos parceiros. A energia contratada com a Alunorte será vendida em um contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) de 20 anos indexado em dólares. Os 40% restantes da produção serão vendidos de forma pulverizada no mercado livre de energia no Brasil, a partir da comercialização feita pela Hydro Energia e a Danske Commodities, trading de energia da Equinor.

"Temos um plano muito robusto de descarbonização para produzir alumina mais verde na refinaria Alunorte, o que nos levará a ser uma das refinarias com menores emissões de carbono do mundo até 2030 e alcançar zero emissões até 2040”, disse o vice-presidente de operações da Hydro Alunorte, Carlos Neves.



Mais Notícias FOTOVOLT



Brasil cai no ranking dos maiores mercados fotovoltaicos

Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior

26/06/2026


211 projetos solares pedem rescisão do CUST e revogação de outorga

Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia

26/06/2026


EPE e ONS publicam requisitos para LRCAP Armazenamento

Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões

26/06/2026