Houve um aumento de 97% no número de projetos outorgados de usinas solares fotovoltaicas centralizadas, de grande porte, de março de 2022 a fevereiro de 2023, em comparação com o mesmo período anterior. A conclusão é do “Estudo Estratégico Grandes Usinas Solares 2023”, da consultoria Greener.

Segundo o estudo, no período foram 42,4 GW em novos projetos outorgados, chegando ao total de 86 GW. Em construção iniciada, porém, estão “apenas” 4,9 GW, que se somam a 7,5 GW em operação.

O estudo traz ainda outras demonstrações que ilustram o bom desempenho do mercado. Para atender a demanda crescente, por exemplo, os fabricantes de trackers (rastreadores solares) fecharam contratos superiores a 7 GWp, entre março de 2022 e abril de 2023, o que representa um crescimento de 56% em comparação com o mesmo período anterior.

Também há dados sobre os tipos de financiamento mais acessados pelos empreendedores. Nesse caso, os bancos de fomento BNB (Banco Nacional do Nordeste) e o BNDES continuam sendo as principais fontes de financiamento das grandes usinas solares, com um total de R$ 6,3 bilhões liberados em 2022.

Outro ponto que reflete o dinamismo do setor foi o elevado volume de contratos de compra de energia solar (PPAs, na sigla em inglês) no período estudado: 11,9 GWp. A publicação aponta, nesse caso, a variedade de tipos de consumidores envolvidos nas transações, desde empresas do setor de saúde, alimentício e de tecnologia.

O estudo está disponível para download gratuito no site da Greener: https://www.greener.com.br/sumario-executivo-estudo-gc-2023.



Mais Notícias FOTOVOLT



Consulta pública para definir regras do leilão de baterias

Portaria do MME em análise estabelece diretrizes para contratação de potência por meio de sistemas de armazenamento de energia

14/11/2025


Estudo vê ganho com maior presença de BESS nos leilões

Pagamentos de capacidade podem cair 14% e emissões até 37% se 40% da energia vier de baterias, aponta análise da Aurora

14/11/2025


Projeto prevê solar e baterias para pôr fim ao diesel em Noronha

Iniciativa da Neoenergia prevê 30 mil módulos solares e sistemas de baterias para zerar o uso do combustível fóssil até 2027

14/11/2025