A Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, operada pela CTG Brasil, no interior paulista, passou a contar com um laboratório voltado ao estudo do uso de baterias associadas à geração solar. O projeto, denominado Flex BESS, foi desenvolvido em parceria com o Instituto Senai de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TIC) de Pernambuco, Thymos Energia, Wisebyte e HDT, e tem como objetivo avaliar aplicações de armazenamento e modelos de operação para o setor elétrico.

A iniciativa prevê a instalação de uma usina fotovoltaica composta por 1.248 módulos, com capacidade de geração de 692 kWp, suficiente para suprir o consumo estimado de mais de 380 residências. Nesta fase inicial, a energia produzida será destinada ao consumo interno da empresa.

Associado ao sistema solar, foi implantado um sistema de armazenamento de energia em baterias (BESS) de 215 kWh, fornecido pela Huawei, que será utilizado para avaliar o comportamento do armazenamento eletroquímico em operações conectadas ao sistema elétrico.

Segundo comunicado, a estrutura permitirá medir, em operação contínua, como as baterias podem apoiar a rede em momentos de variação da geração, além de contribuir para a prestação de serviços ancilares. O escopo do projeto inclui ainda simulações computacionais e análises de diferentes cenários operativos.

Os dados obtidos servirão também de base para estudos técnicos e regulatórios sobre a inserção de sistemas de armazenamento no sistema elétrico brasileiro, especialmente em associação com usinas hidrelétricas, solares e eólicas.

O laboratório ainda será utilizado para testes de equipamentos, desenvolvimento de soluções e capacitação técnica das equipes envolvidas. O sistema será monitorado quanto ao desempenho, custos, ciclos de carga e descarga e formas de integração do armazenamento às fontes renováveis.

O investimento total no projeto é de R$ 15 milhões, provenientes de recursos do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Aneel, do Senai e de parceiros privados.

De acordo com a CTG Brasil, o Flex BESS faz parte de um conjunto de iniciativas voltadas ao estudo de tecnologias de flexibilidade, incluindo pesquisas sobre usinas reversíveis e desenvolvimento de ferramentas para avaliação de novas aplicações de armazenamento no setor elétrico.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel autoriza sandbox para recursos distribuídos

Projeto em Alagoas integra solar, baterias e veículos elétricos com tarifas inteligentes

06/02/2026


Suno assina contratos para adquirir 87,5 MWp em GD

Operação envolve 20 usinas solares e investimento de R$ 436,2 milhões

06/02/2026


Suíça avança com usina solar alpina de 19,3 MW

Projeto nas montanhas de Grisões será instalado a mais de 2 mil metros e prevê 28,6 GWh por ano

06/02/2026