A portuguesa EDP inaugurou no dia 19 de janeiro em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, unidade piloto de produção de hidrogênio verde. A planta faz parte do projeto de pesquisa e desenvolvimento Pecém H2V, que contou com investimento de R$ 42 milhões, localizado dentro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Tendo registrado em dezembro de 2022 a primeira molécula de hidrogênio verde gerada no País, a unidade inaugurada oficialmente neste mês é alimentada por usina solar fotovoltaica de 3 MWp, que supre de eletricidade um módulo eletrolisador para a produção do combustível com capacidade de 250 Nm3/h do gás.

O projeto conta com a parceria da empresa NEA/Hytron, fornecedora do eletrolisador. Além da EDP, como executores do projeto estão o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel/UFRJ), o IATI e a Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do programa de P&D da agência.

A iniciativa atende as metas de pesquisa da EDP para se tornar 100% renovável até 2030. Além da produção do combustível, faz parte do projeto o desenvolvimento de um roadmap com análises de cenários de escalabilidade, considerando todos os elos da cadeia de produção e identificando a viabilidade econômica, setorial e mercadológica do hidrogênio verde. A empresa também vai requisitar a certificação de origem renovável da produção, com previsão de conclusão do projeto em junho de 2024.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025