O governo de Pernambuco lançou edital para licitar uma usina solar fotovoltaica de 65,5 MWp de potência instalada. A ideia é firmar uma Parceria Público-Privada (PPP) para que o concessionário construa e opere a UFV, constituindo sociedade com o governo na modalidade de autoprodução e negociando a energia gerada, via mercado livre, com 52 unidades consumidoras do grupo A (alta tensão) da administração pública estadual.

A previsão de investimentos na usina é de aproximadamente R$ 210 milhões, incluindo a implantação e reinvestimentos em equipamentos durante o contrato. O estado pretende ter uma economia de R$ 62,3 milhões ao longo de 28 anos da concessão. Ao final desse período, a usina será revertida para o poder público.

As 52 unidades que serão atendidas têm consumo médio total de 9,3 GWh por mês. Como as unidades migrarão para o ACL nos seis primeiros meses da concessão, até o sétimo mês o concessionário deve se comprometer a atender o consumo delas com compra de energia de terceiros no mercado livre. A partir daí, o fornecimento também pelo ACL será por meio da usina de autoprodução, cuja vantagem principal é a redução de encargos de consumidor.

A UFV será instalada em área de 140 hectares no município de São José de Belmonte e deverá gerar 10,4 GWh por mês durante o primeiro ano, segundo especificação do edital. Além disso, precisará usar tecnologia de rastreadores solares, com módulos monocristalinos e inversores string, com fator de capacidade mínimo de 28,98%. O cronograma estabelece o prazo de 36 meses para a entrada em operação, sendo que a entrega das propostas está marcada para o dia 26 de agosto.

Mais informações e a íntegra do edital podem ser acessadas em PPPE | Programa de Parcerias Estratégicas



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024