A Unicamp - Universidade Estadual de Campinas finalizou, no fim de maio, a instalação de usina solar fotovoltaica modelo em parceria com as empresas MTR Solar, Sungrow, Risen e VGR Energy. A iniciativa visa apoiar atividades de pesquisa, ensino e capacitação técnica em energia solar, integrando estruturas fixas e com trackers, módulos fotovoltaicos HJT de alta eficiência, inversores e infraestrutura de EPC.

A usina foi implementada dentro do campus da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), com equipamentos doados pelas empresas parceiras. A MTR Solar coordenou a iniciativa e forneceu as estruturas mecânicas, a Risen doou os módulos fotovoltaicos, a Sungrow contribuiu com os inversores, e a VGR Energy atuou como responsável pela implantação da planta.

Com o novo sistema, pesquisadores e estudantes da Unicamp poderão realizar testes experimentais em condições variadas de iluminação e temperatura, além de monitorar em tempo real o desempenho dos painéis e estruturas. Os dados obtidos servirão para validar projetos, analisar durabilidade de componentes e propor melhorias técnicas aplicáveis ao setor.

A usina também será utilizada nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, integrando atividades práticas às disciplinas teóricas. Isso principalmente porque, desde 2015, a Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) já formou mais de 14 mil profissionais no setor solar. A estrutura agora ampliada deve contribuir para qualificar ainda mais essa formação, tanto para pesquisa quanto para treinamento técnico. 

Os testes previstos incluem avaliação de variáveis operacionais, desempenho em diferentes angulações e impacto de fatores ambientais sobre a eficiência dos sistemas. Os resultados serão compartilhados com as empresas envolvidas e apresentados em publicações científicas e eventos do setor.



Mais Notícias FOTOVOLT



Trina Solar inaugura centro de inovação em Sorocaba

Iniciativa foi implementada no IP Facens e combina pesquisa aplicada e treinamentos para o setor solar

27/06/2025



Projeto leva microrrede solar a comunidade isolada em Paraty

Microrrede com sistema fotovoltaico e baterias substitui gerador a diesel e garante energia 24 h

27/06/2025