A Trina Solar, fornecedora chinesa de módulos e sistemas de armazenamento de energia, inaugurou um centro de inovação e capacitação no Brasil, em parceria com o IP Facens - Instituto de Pesquisa Facens, em Sorocaba, SP. Instalado no campus do centro universitário, o local tem meta de integrar academia e setor produtivo por meio de pesquisas aplicadas, visitas técnicas e treinamentos para profissionais da cadeia fotovoltaica.

Para embasar as pesquisas, foi implantado um sistema fotovoltaico com três linhas de trackers Vanguard 1P e 30 módulos NEG19RC.20, com geração estimada de 35.655 MWh por ano. O centro atenderá estudantes, clientes e profissionais do setor com foco em formação prática e certificação técnica.

Os cursos no centro, o primeiro da chinesa no País, serão voltados a instaladores, integradores, EPCistas, desenvolvedores e engenheiros. De acordo com a Trina Solar, a proposta é preparar os participantes para os desafios do campo com acesso a tecnologias em operação, conteúdos atualizados e dados reais de desempenho.

Segundo o presidente da Trina Solar na América Latina e Caribe, Álvaro García-Maltrás, a ação reforça o papel da empresa na transição energética por meio de parcerias locais e, pelo fato de o centro estar localizado próximo à capital paulista, também facilita o acesso aos treinamentos e eventos promovidos no centro.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025