A Nextracker lançou comercialmente um rastreador solar de eixo único que se adapta às variações do terreno das usinas, o que permite sua instalação em locais inclinados e irregulares. Há três anos em testes de campo em usinas centralizadas, o equipamento foi desenvolvido em colaboração com clientes da empresa norte-americana que enfrentavam dificuldades na construção de instalações solares em terrenos acidentados.

A expectativa da nova tecnologia é de grande economia com obras de terraplenagem e de permitir o uso de estacas estruturais mais curtas para o suporte dos módulos. As vantagens foram validadas em mais de 15 usinas que serviram de teste e que já estão operacionais, nas quais ficaram comprovadas a redução de 30% a 90% nas necessidades de trabalho de terraplenagem de “corte e aterro” e o uso de estacas até 91 centímetros mais curtas, informa a Nextracker. Segundo a empresa, há mais outras dezenas de projetos adicionais em elaboração nos Estados Unidos e em outros países.

Os projetos em terrenos ondulados costumam aumentar os riscos e os custos dos projetos, exigindo muita adaptação do solo e estacas de fundação mais longas. As funcionalidades de adaptação do novo tracker “podem reduzir a necessidade de nivelamento, minimizar os custos com aço e diminuir os riscos do projeto”, afirmou a Nextracker em comunicado à imprensa.

 A expectativa no caso brasileiro é de aumento no número de terrenos viáveis para a implantação de usinas solares fotovoltaicas. “Isso é particularmente importante nas áreas consideradas nobres para a geração de energia solar, justamente aquelas próximas a subestações, hoje muito disputadas”, disse o diretor sênior de vendas da Nextracker Brasil, Nelson Falcão.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024