Depois de um processo de instalação que durou cinco meses, o Santander Brasil deu início à operação de duas usinas de energia fotovoltaica na zona sul da capital paulista, que têm como objetivo abastecer as unidades administrativas Radar e Geração Digital da empresa. As plantas têm 3 mil metros quadrados de módulos fotovoltaicos e estão instaladas nas lajes dos prédios. São “as maiores operações em capacidade de produção em áreas urbanas do Estado de São Paulo”, segundo nota do Santander, citando o Sistema de Informações de Geração da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica. No pico, podem gerar mais de 1 GW.

A produção anual média é de 1500 MWh, ou 15,5% do consumo anual de energia de todo o banco. Os demais 84,5% provêm de fontes de energia renovável adquiridas no mercado livre, como pequenas centrais hidrelétricas, usinas eólicas ou de aterros sanitários. Com isso, o Santander alcança 100% de seus prédios administrativos com energia renovável. “Esperamos consumir apenas energia renovável também na totalidade de nossas lojas até o fim deste ano, antecipando uma meta prevista para 2025”, afirmou Ede Viani, vice-presidente executivo de Tecnologia e Operações do Santander Brasil. Desde 2015, o banco reduziu em 25% seu consumo de energia e em 79% o de água.

O investimento nas usinas também está conectado à estratégia de negócios do Santander, que em julho do ano passado lançou o CDC Solar, uma linha de crédito para o financiamento de sistemas fotovoltaicos. No ano passado, o banco financiou cerca de 2,3 mil projetos dessa modalidade.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025