A AES Corporation anunciou há poucos dias o lançamento do Atlas, um robô que torna mais rápida, eficiente e segura a construção de novas usinas de energia solar fotovoltaica de grande escala. O robô foi projetado pela AES e desenvolvido em cooperação com a Calvary Robotics e outros terceiros.

As equipes da AES usarão o Atlas como ferramenta na construção de novos projetos solares da empresa. “O Atlas complementará nossa força de trabalho, mantendo os trabalhadores seguros e realizando o serviço pesado de levantamento, colocação e fixação de módulos solares, e liberando a mão de obra para novos trabalhos de alta tecnologia”, diz a AES.

Para que os mercados e organizações possam atingir compromissos de emissões líquidas zero, até 2030 serão necessários 455 GW por ano de novas instalações solares globalmente, de acordo com a BNEF. “Nossa indústria corre o risco de não ser capaz de atingir essa meta se continuarmos a adotar energia limpa no ritmo atual”, disse Chris Shelton, vice-presidente sênior e diretor de produtos da AES. “O Atlas, primeiro robô habilitado para IA que automatiza a construção de novos recursos solares, permite, além de um ambiente de trabalho mais seguro, prazos mais curtos e custos gerais mais baixos", afirmou.

Além do Atlas, a AES tem investido em outras inovações para atender às novas necessidades, como a implantação dos robôs da Ecoppia para automatizar a limpeza dos painéis e o investimento na tecnologia Maverick da australiana 5B, que permite a implantação três vezes mais rápida de usinas solares que entregam “o dobro de energia na mesma quantidade de terreno”, diz a AES.


 



Mais Notícias FOTOVOLT



Coppe inaugura ilha de policogeração com base na solar FV

Sistema no instituto de pesquisa da UFRJ vai estudar produção conjunta de energia solar fotovoltaica, água destilada, biocombustível, frio e calor.

27/05/2022


Webinar de FotoVolt-EM ensina a “curar” usinas fotovoltaicas

As patologias das instalações solares FV e como saná-las serão assunto de três especialistas na próxima quinta-feira.

27/05/2022


Programas ampliam uso de GD solar em bares e restaurantes

O aplicativo iFood e a cervejaria Ambev estimulam adesão de estabelecimentos à geração distribuída.

26/05/2022