O condomínio comercial Uptown, no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, ficou autossuficiente em energia com a instalação de uma miniusina solar fotovoltaica de 500 kWp. A obra foi implementada pela Kompass Energia, também responsável pelo investimento e que será remunerada com parte da economia prevista em R$ 28 milhões nos próximos 25 anos.

A miniusina teve sua primeira fase inaugurada no começo de novembro, quando passaram a funcionar 341 módulos solares FV, cuja geração média é de 20 MWh por mês. Em dezembro, o projeto dessa fase será concluído, totalizando 918 módulos e com geração estimada de 55 MWh/mês.

No condomínio, um empreendimento com 8.463 m² de área a céu aberto, o sistema solar FV foi implantado nos telhados dos 12 blocos. Segundo comunicado do Uptown, o projeto está entre os 20 maiores do Rio de Janeiro. A previsão junto à concessionária de energia local, a Light, é a miniusina, quando à plena carga em dezembro, fornecer energia para a alimentação das áreas comuns dos 12 blocos, local que recebe, em média, 400 mil pessoas por mês. Mais para a frente, em uma segunda etapa, é intenção também fornecer energia solar para as 250 lojas do local.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025