O estado de Minas Gerais ultrapassou a marca de 2 GW de potência instalada da fonte solar fotovoltaica. Com exatos 2012,4 MW, o total corresponde às instalações de grandes usinas centralizadas e de micro e miniusinas de geração distribuída em operação em telhados, fachadas e terrenos, segundo revelado por mapeamento da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.

Em GD, o estado lidera no País, com 18,4% da potência instalada na modalidade, com um total de 1377 MW. São 117 090 conexões operacionais, espalhadas por 847 cidades, ou aproximadamente 99,3% dos 853 municípios mineiros. Atualmente, 157 530 consumidores contam com o benefício no estado.

Já nas usinas solares de geração centralizada, o estado responde por 14,8% da potência instalada nacional, com 635,4 MW operacionais, ficando atrás da Bahia e Piauí. Ao se contabilizarem os projetos em construção e os complexos planejados, porém, Minas Gerais passa para a liderança do ranking da geração solar centralizada, com mais de 11,9 GW de potência em desenvolvimento e em operação, o que corresponde a 35% da potência outorgada para a fonte.

A energia solar atraiu ao estado, desde 2012, mais de R$ 9,9 bilhões em investimentos e gerou mais de 60 mil empregos. Segundo o levantamento da Absolar, foram arrecadados aos cofres públicos no período mais de R$ 2,5 bilhões. Além da alta incidência solar no estado, também pesa a favor do bom desempenho uma política estadual de incentivos fiscais. No fim de novembro, por exemplo, o governo de Minas Gerias isentou do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) as operações de importação de equipamentos e componentes relacionados à geração de energia solar e eólica.



Mais Notícias FOTOVOLT



Consulta pública para definir regras do leilão de baterias

Portaria do MME em análise estabelece diretrizes para contratação de potência por meio de sistemas de armazenamento de energia

14/11/2025


Estudo vê ganho com maior presença de BESS nos leilões

Pagamentos de capacidade podem cair 14% e emissões até 37% se 40% da energia vier de baterias, aponta análise da Aurora

14/11/2025


Projeto prevê solar e baterias para pôr fim ao diesel em Noronha

Iniciativa da Neoenergia prevê 30 mil módulos solares e sistemas de baterias para zerar o uso do combustível fóssil até 2027

14/11/2025