O estado de Minas Gerais ultrapassou a marca de 2 GW de potência instalada da fonte solar fotovoltaica. Com exatos 2012,4 MW, o total corresponde às instalações de grandes usinas centralizadas e de micro e miniusinas de geração distribuída em operação em telhados, fachadas e terrenos, segundo revelado por mapeamento da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.

Em GD, o estado lidera no País, com 18,4% da potência instalada na modalidade, com um total de 1377 MW. São 117 090 conexões operacionais, espalhadas por 847 cidades, ou aproximadamente 99,3% dos 853 municípios mineiros. Atualmente, 157 530 consumidores contam com o benefício no estado.

Já nas usinas solares de geração centralizada, o estado responde por 14,8% da potência instalada nacional, com 635,4 MW operacionais, ficando atrás da Bahia e Piauí. Ao se contabilizarem os projetos em construção e os complexos planejados, porém, Minas Gerais passa para a liderança do ranking da geração solar centralizada, com mais de 11,9 GW de potência em desenvolvimento e em operação, o que corresponde a 35% da potência outorgada para a fonte.

A energia solar atraiu ao estado, desde 2012, mais de R$ 9,9 bilhões em investimentos e gerou mais de 60 mil empregos. Segundo o levantamento da Absolar, foram arrecadados aos cofres públicos no período mais de R$ 2,5 bilhões. Além da alta incidência solar no estado, também pesa a favor do bom desempenho uma política estadual de incentivos fiscais. No fim de novembro, por exemplo, o governo de Minas Gerias isentou do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) as operações de importação de equipamentos e componentes relacionados à geração de energia solar e eólica.



Mais Notícias FOTOVOLT



Furnas inaugura projeto de H2 verde com solar FV

Miniusina de 1 MWp vai alimentar eletrolisador na UHE Itumbiara.

09/12/2021


Solar Group atinge 2 GW em suportes para módulos

Ritmo de crescimento elevado faz empresa investir em ampliação de fábricas

09/12/2021


Lemon Energia amplia GD solar para bares e restaurantes

Em parceria com hub de tecnologia da Ambev, startup quer conquistar mais de 95 mil estabelecimentos comerciais em Minas Gerais.

09/12/2021