Depois de ter percorrido mais de 200 mil quilômetros por todo o país, em mais de 400 cidades, em oito anos de existência, o cinema itinerante alimentado por energia solar, batizado de Cinesolar, voltou às suas atividades em agosto, após uma pausa provocada pela pandemia. O retorno, motivado pelo avanço da vacinação e a reabertura de equipamentos culturas e educacionais, se deu na cidade de Miracatu, no região do Vale do Ribeira, em São Paulo.

O Cinesolar foi criado em 2013 pela Brazucah Produções, a partir de projeto semelhante que já existia na Holanda. Os dois furgões Sprinter, da Mercedes-Benz, equipados com os módulos solares fotovoltaicos e inversor permitem até 20 horas de atividades ininterruptas, com  projeção de filmes em paredes e telas de condomínios habitacionais em regiões periféricas das cidades contempladas com a visita.

Segundo cálculos dos organizadores, já foram economizados, com a projeção dos filmes a partir de energia solar fotovoltaica, cerca de 2,3 MW das redes elétricas das cidades.  Considerado o primeiro projeto do gênero no País,  o Cinesolar já beneficiou por volta de 200 mil pessoas com as sessões de cinema.

Além disso, o projeto cultural também contempla produção própria. Uma websérie batizada de  “Cinesolar – Caminhos da Sustentabilidade”, composta por 10 episódios  e 100% produzida e editada por meio de energia solar, pode ser conferida pelo canal www.youtube.com.br/cinesolarbrasil. Em outubro deste ano, haverá também a “1ª Mostra On-line Cinesolar: A brincadeira tá on”, com transmissão pelo YouTube do projeto, e que envolverá 56 curtas-metragens e videoclipes produzidos por coletivos independentes que atuam nas periferias do Brasil.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024