Um condomínio do programa federal Minha Casa Minha Vida, em Santa Maria, no Distrito Federal, implantou um sistema solar fotovoltaico para suprir a demanda das áreas comuns. O projeto e instalação, já em operação no Condomínio Total Ville 402, ficou a cargo da franqueada da Blue Sol no DF.

Ao todo foram instalados 82 módulos fotovoltaicos, com potência total  do sistema de 28,7 kWp. Em média, serão gerados 3850 kWh/mês. Segundo a Blue Sol, a economia mensal passará de R$ 3 mil.

O investimento no condomínio, resultado de uma concorrência, foi feito com uma entrada, disponível no fundo de reserva do condomínio, e o valor restante foi dividido em 36 parcelas, com financiamento pelo Banco Santander. Ainda de acordo com a Blue Sol, as parcelas financiadas ficaram mais baixas do que o valor economizado mensalmente na conta de luz.

Em uma próxima etapa, está sendo negociado com o condomínio um projeto para instalação de sistema fotovoltaico para gerar energia para os apartamentos. A previsão é que o investimento na autogeração abata total ou parcialmente o consumo de energia elétrica da concessionária.  A Blue Sol também tem a intenção de estender o projeto para outros 10 condomínios que fazem parte do residencial de moradia popular.



Mais Notícias FOTOVOLT



Global Market Outlook: Brasil tem recorde de nova energia solar

Brasil é o quarto maior mercado mundial da fonte, apesar de ter diminuído taxa de expansão em 2024.

09/05/2025


Mercado solar global deve crescer 655 GW em 2025

Crescimento projetado pela SolarPower Europe é de 10%, mais lento do que os dois anos anteriores.

09/05/2025


Audiência na Câmara dos deputados debate fluxo reverso

Representantes de distribuidoras e geradores divergem sobre as alegações para negar conexões de GD.

09/05/2025