A empresa Telite, fabricante de telhas feitas com polietileno reciclado, vai começar o teste em escala real, entre agosto e setembro, de uma tecnologia para geração solar fotovoltaica que utiliza grafeno em sua composição. Segundo o diretor da empresa, Leonardo Retto, o sistema utiliza pastilhas de 3,8 cm da substância, que ainda contêm outros itens na formulação patenteada, como eletrólitos e vidros condutores. O grafeno, tradicionalmente utilizado para revestimento de vidros de módulos, é composto de átomos de carbono puros, sendo que um átomo de espessura é cerca de 200 vezes mais resistente do que o aço, com densidade semelhante à da fibra de carbono e cinco vezes mais leve do que o alumínio.

A tecnologia agora disponível, segundo Retto, se baseia no acoplamento das pastilhas nas telhas de 1,90 x 1,10 m. Essa composição faz com que cada telha, diz o diretor da empresa, tenha capacidade para gerar 30 kWh por mês. Por ser hidrofílico, o grafeno também permite geração potencializada mesmo com chuva. Com essa capacidade, continua Retto, é possível abastecer uma residência média com quatro telhas. A expectativa é ter a tecnologia disponível para comercialização em fevereiro de 2022, depois da obtenção de certificação do Inmetro e da Aneel, com preço médio de R$ 150 por telha, disse o executivo.

O desenvolvimento, de acordo com Retto, é resultado da participação de pesquisadores de universidades federais envolvidos com o tema. A Telite, localizada em Comendador Levy Gasparian, no interior do Rio de Janeiro, também está testando no momento a produção das telhas, segundo o diretor, realizada pelo processo de extrusão de chapas e termoformagem, com compostos (masterbatches) de polímeros reciclados de polietileno misturados com a composição fotovoltaica com grafeno.



Mais Notícias FOTOVOLT



Brasil cai no ranking dos maiores mercados fotovoltaicos

Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior

26/06/2026


211 projetos solares pedem rescisão do CUST e revogação de outorga

Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia

26/06/2026


EPE e ONS publicam requisitos para LRCAP Armazenamento

Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões

26/06/2026