Em um teste em escala real, a Horizon Power, concessionária australiana de energia, e a Pxise Energy Solutions, especializada em tecnologia de controle de rede, fizeram com que a pequena cidade de Onslow, na Austrália, fosse alimentada durante 80 minutos apenas por fontes de energia livres de combustíveis fósseis – solar e baterias – e também sem  geração hidrelétrica.

O evento, segundo as empresas envolvidas, serviu para demonstrar a viabilidade de uso de tecnologia avançada de controle de microrredes e de um sistema de gestão de recursos energéticos distribuídos (DERMS, na sigla em inglês), que operaram durante o teste sem apresentar problemas de estabilidade na rede.

O projeto estava em implantação havia quase dois anos,  a partir de quando a Horizon Power contratou a Pxise para implementar o DERMS em Onslow. Com a implantação dessa tecnologia, combinada com o controlador de microrrede da Pxise, os engenheiros da concessionária passaram a monitorar a rede de Onslow em tempo real, gerenciando a geração a partir dos muitos sistemas de energia solar distribuídos da cidade e de uma usina termoelétrica a gás.

Na recente demonstração, foi possível suprir a cidade com os aproximadamente 700 kW de energia solar FV doméstica proveniente de mais de 260 consumidores, maios 600 kW de energia solar de miniusinas, complementados com os sistemas de armazenamento de energia de uma usina e de uma subestação. A operação, segundo comunicado das empresas, transcorreu sem problemas, garantindo frequência e tensão estáveis, o que permite a replicação da experiência em qualquer outra região.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024