A Absolar e a organização internacional C40 Cities Finance Facility (CFF) lançaram um guia de propostas para as cidades brasileiras avançarem no desenvolvimento de políticas para o uso da energia solar em prédios públicos. Com o título de “A revolução da energia solar fotovoltaica no Brasil – Como as cidades brasileiras podem se beneficiar?”, o documento orienta gestores municipais a avaliar modelos de negócios e fornece um passo-a-passo para o planejamento e desenvolvimento de projetos nas unidades consumidoras.

Dividido em duas partes, o guia traça de início um panorama do setor e apresenta os conceitos básicos da fonte, apontando seus benefícios socioeconômicos e ambientais e vantagens competitivas, como a queda de preços dos equipamentos, o baixo custo da geração e a tendência de crescimento do setor. Como forma de orientar os possíveis programas municipais, a publicação faz ainda um apanhado das principais leis e regulamentos do setor no Brasil, chegando a atualizar os leitores sobre o atual estágio de revisão da resolução da geração distribuída, e mostra os principais modelos de negócios, como PPPs, aluguel de ativos, Programa de Eficiência Energética (PEE) da Aneel e investimento próprio.

Como orientações, por exemplo, o guia sugere que os municípios efetuem análise preliminar das opções de financiamento disponíveis e que estimem a dimensão e a produção dos seus sistemas FV internamente, antes de contratarem consultores ou fornecedores de sistemas fotovoltaicos. Neste último caso, segundo a publicação, é necessário que as prefeituras levantem seu consumo de eletricidade, os locais iniciais para implantação dos sistemas FV, a área disponível e a irradiação solar local, com uso de ferramentas gratuitas e públicas disponíveis.

Além disso, há uma lista de casos de sucesso, com links para aprofundamento,  de prefeituras que adotaram sistemas em suas cidades, como Cáceres (MT), Santa Rosa (RS), Rio Grande (RS) e de vários municípios do Paraná.

A cartilha está disponível na íntegra via o link https://www.c40cff.org/knowledge-library/a-revoluco-da-energia-solar-fotovoltaica-no-brasil-como-as-cidades-podem-se-beneficiar



Mais Notícias FOTOVOLT



GD solar manteve crescimento e estabilidade de preços no 1º semestre

Mesmo com alta no custo dos equipamentos, geração distribuída continua a crescer em ritmo forte no País, aponta estudo da consultoria Greener.

23/09/2021


Shell Energy investirá R$ 3 bi no Brasil, principalmente em solar

Empresa também vai destinar parte do montante a energia eólica, gás natural e certificados I-REC, entre outros produtos.

23/09/2021


Fonte solar FV tem 32,25 GW cadastrados para o leilão A-5

Com 835 projetos cadastradas, fonte só perde em potência ofertada para as térmicas a gás natural.

23/09/2021