A partir de um projeto da francesa Qair, o governo de Pernambuco iniciou estudos de viabilidade técnica e econômica para implantação de uma unidade de produção de hidrogênio verde no estado. A iniciativa prevê a instalação de quatro conjuntos de eletrolisadores de água, processo que produz o hidrogênio, em áreas localizadas no Porto de Suape. Estão previstas quatro fases de implantação e as energias utilizadas serão a solar fotovoltaica e a eólica.

Com previsão de investimento de US$ 3,8 bilhões, a unidade deve contemplar processos combinados de eletrólise, bombeamento e liquefação, permitindo o envio do produto para longas distâncias, além da reforma de gás natural. A Qair também estuda, além da planta em Pernambuco, erguer uma outra no Ceará, outro estado onde há grande potencial de exploração de energia solar FV e eólica.

O objetivo das unidades é a exportação do hidrogênio verde para Europa e EUA, principalmente a partir de sua transformação para amônia líquida, possível por processo que reage o hidrogênio com nitrogênio. Nessa forma, o transporte marítimo se torna mais viável e seguro para longas distâncias e os compradores podem reconverter a amônia para o hidrogênio verde para uso como combustível ou utilizar a amônia líquida diretamente em seus diversos usos industriais, como por exemplo como intermediário de fertilizantes.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024