A Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, lançou o projeto piloto “Energia Verde no Xingu”, que levará energia solar para aldeias indígenas da Volta Grande do Rio Xingu, no sudoeste paraense. A iniciativa substituirá geradores de energia elétrica a diesel por usinas solares flutuantes, que serão implantadas no Rio Xingu.

Na primeira fase do projeto serão beneficiados mais de 400 indígenas de seis aldeias da região. Serão instalados sistemas autônomos de geração de energia solar com uso de baterias, que garantem o suprimento de eletricidade por até 48 horas sem incidência de radiação solar na região, na área de influência do empreendimento hidrelétrico Belo Monte. A empresa Base Energia Sustentável é responsável pela concepção, desenvolvimento e implantação do sistema autônomo piloto, que está em fase de testes.

A unidade piloto está sendo testada no sistema de transposição de embarcações (STE) da usina, na margem direita do rio, com contêiner posicionado em solo e módulos solares fotovoltaicas instalados em flutuantes. A continuidade dos testes e a implementação do projeto em aldeias da região serão definidas após tratativas com os indígenas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

A usina fotovoltaica em teste possui 124 módulos de 405 watts cada e conta com unidades de potência e armazenamento, o que inclui baterias de lítio com capacidade para 50,22 kWp e sistema para monitoramento e comando remoto, além de comunicação e acesso à internet via satélite. Segundo a Base, a unidade piloto brevemente poderá ser replicada em diversas localidades na região da Volta Grande do Xingu, de acordo com planejamento a ser determinado pela Norte Energia.



Mais Notícias FOTOVOLT



MP 1212 estende prazo para renováveis manterem subsídios

Expectativa do governo é viabilizar 34 GW em projetos. Medida provisória também antecipa recursos da Eletrobras para baixar tarifas.

11/04/2024


Brasil sobe para o sexto lugar em ranking de geração solar

Em capacidade adicionada, o levantamento da Irena aponta ainda que o País teve o quarto melhor desempenho global em 2023.

11/04/2024


SOFAR: Soluções Inovadoras para Energia Solar

A energia solar tem se destacado como uma das principais alternativas para a busca de um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente.

11/04/2024