A WEG fornecerá sistema completo de armazenamento de energia em baterias de íons de lítio e desenvolverá o controle de uma microrrede alimentada por diversas fontes de energia, entre elas a solar, para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, da Força Aérea Brasileira e da Agência Espacial Brasileira.

O sistema de baterias tem previsão de entrada em operação em abril de 2022 e terá potência instalada de 1 MW e 1 MWh de capacidade de armazenamento. Em contrato com a Fundação Sousândrade, os fornecimentos da WEG serão para o projeto da Equatorial Energia, empresa responsável pela construção, pesquisa e desenvolvimento da microrrede nas dependências internas do CLA. Além das baterias, o contrato inclui o comissionamento, treinamento e desenvolvimento de todo o controle da microrrede na planta.

O sistema de baterias tem o propósito de unificar a distribuição e ampliar a capacidade do sistema de geração de energia da microrrede. Com isso, a intenção é disseminar o uso da energia solar, que faz parte do sistema de alimentação, para segurança energética durante os lançamentos de foguetes, o que também eliminará o uso de geradores a diesel para complementaridade.

A construção e o desenvolvimento da microrrede inteligente para atender cargas críticas nas dependências internas do CLA fazem parte do programa de P&D Aneel da Equatorial Energia e contam com apoio de pesquisa do Instituto de Energia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel consolida contribuições para regulação do armazenamento

Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente

15/08/2025


Matriz residencial atinge 71,8% de renovabilidade em 2024

Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País

15/08/2025


Liberados R$ 173,9 milhões para obras do Luz para Todos em RO

Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar

15/08/2025