A WEG fornecerá sistema completo de armazenamento de energia em baterias de íons de lítio e desenvolverá o controle de uma microrrede alimentada por diversas fontes de energia, entre elas a solar, para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, da Força Aérea Brasileira e da Agência Espacial Brasileira.

O sistema de baterias tem previsão de entrada em operação em abril de 2022 e terá potência instalada de 1 MW e 1 MWh de capacidade de armazenamento. Em contrato com a Fundação Sousândrade, os fornecimentos da WEG serão para o projeto da Equatorial Energia, empresa responsável pela construção, pesquisa e desenvolvimento da microrrede nas dependências internas do CLA. Além das baterias, o contrato inclui o comissionamento, treinamento e desenvolvimento de todo o controle da microrrede na planta.

O sistema de baterias tem o propósito de unificar a distribuição e ampliar a capacidade do sistema de geração de energia da microrrede. Com isso, a intenção é disseminar o uso da energia solar, que faz parte do sistema de alimentação, para segurança energética durante os lançamentos de foguetes, o que também eliminará o uso de geradores a diesel para complementaridade.

A construção e o desenvolvimento da microrrede inteligente para atender cargas críticas nas dependências internas do CLA fazem parte do programa de P&D Aneel da Equatorial Energia e contam com apoio de pesquisa do Instituto de Energia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão.



Mais Notícias FOTOVOLT



Custo da energia solar cai e payback fica abaixo de três anos

Levantamento da Solfácil aponta estados com menor preço por watt-pico para sistemas residenciais, com destaque para o Acre

05/12/2025


Absolar realiza encontro nacional em São Paulo

Evento discutirá reforma do setor elétrico, energia solar e armazenamento

05/12/2025


The smarter E Award 2026 abre inscrições em dezembro

Premiação internacional recebe projetos e soluções até 20 de março de 2026

05/12/2025