O grupo Safira, que atua em consultoria e comercialização de energia, criou uma empresa voltada para o desenvolvimento de energia solar fotovoltaica, a Safira Solar. A nova companhia tem meta inicial de investir R$ 30 milhões em miniusinas fotovoltaicas de até 5 MW para geração distribuída compartilhada em Minas Gerais.

De acordo com comunicado da Safira, a ideia é construir 15 fazendas solares com 50 MW de potência instalada no total e atender 80 mil unidades consumidoras. A comercialização dos créditos para consumidores residenciais será feita por meio de um aplicativo, com pagamento via cartão de crédito. Depois de Minas Gerais, a empresa planeja expandir o modelo de negócios para outros estados do País. O compromisso da empresa é oferecer ao consumidor desconto de até 10% no valor da conta de luz.

O grupo Safira já tem uma fazenda solar de 5 MW em operação comercial em Montes Claros (MG), cuja energia é vendida para pessoas físicas. O compartilhamento da energia solar desta usina atende mais de 7500 unidades consumidoras residenciais e comerciais em Minas Gerais, o que abrange um universo de 30 mil pessoas.

O objetivo da Safira Solar  é atender consumidores residenciais ou comerciais com gasto de eletricidade superior a R$ 150 mensais, com assinaturas mensais. Os créditos de compensação resultantes da injeção de energia na rede pelas usinas, ao longo de um ano, equivalerão ao gasto de mais de um mês da conta de luz que o consumidor deixará de pagar.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024