O instituto de pesquisas alemão Fraunhofer ISE está desenvolvendo uma linha de módulos fotovoltaicos coloridos por meio de um vidro protetivo inovador. A tecnologia — apresentada pela primeira vez na versão online da feira alemã de arquitetura BAU em 20 e 21 de janeiro deste ano — foi inspirada pelo fenômeno que causa os tons cintilantes de azul ou verde das asas de uma determinada borboleta.

A inovação dos pesquisadores não foi pelo caminho aparentemente mais fácil de colorir os vidros dos painéis com pigmentos, o que degradaria a eficiência dos módulos já que a luz teria mais obstáculos para penetrar. A rota escolhida foi biotecnológica: baseou-se na observação do efeito óptico ocorrido nas asas brilhantes e iridescentes da borboleta azul Morpho, nativa da América Central e do Sul.

Segundo comunicado do instituto, a asas desses insetos têm textura superficial extremamente fina que reflete uma faixa estreita de comprimentos de onda específicos, que representam cada uma delas cores diversas.

Para mimetizar o fenômeno, foi aplicada, com processo a vácuo, uma textura de superfície e um revestimento semelhantes aos das asas da borboleta na parte de trás do vidro de proteção dos módulos FV. Dependendo da configuração do revestimento, a cobertura de vidro pode ser feita para tom de azul, verde ou vermelho nítido. De acordo com um dos pesquisadores envolvidos no desenvolvimento, Thomas Kroyer, cerca de 93% da luz pode penetrar na camada revestida, com apenas 7% sendo refletida para causar o efeito da cor.

O vidro protetor revestido, batizado de MorphoColour, pode ser laminado para formar módulos ou mesmo usado em um coletor solar de aquecimento. Esta última opção permitirá em breve, segundo o instituto, que sejam produzidos módulos fotovoltaicos e coletores da mesma cor, para serem montados quase invisivelmente um ao lado do outro em fachadas ou telhados.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel aprova chamada estratégica para hidrogênio

Estruturada em "Peças e Componentes" e "Plantas Piloto", chamada incentiva colaboração entre diferentes atores do setor elétrico.

21/03/2024


Silveira diz que leilão de reserva de capacidade incluirá baterias

Em evento nos EUA, ministro informou que medida está em estudos no MME.

21/03/2024


Trina Solar tem patentes de módulos TOPCon aprovadas

Fabricante chinesa obteve mais de 2 mil direitos de propriedade intelectual da tecnologia utilizada em módulos de alta eficiência.

21/03/2024