A EDP assinou acordo de investimento para comprar 40% de participação do grupo brasileiro Blue Sol, que atua em geração solar distribuída, com cláusula que permite a opção de o grupo de energia português adquirir em três anos o controle total da empresa.

A Blue Sol inclui em seu modelo de negócios principalmente a atuação comercial por meio de uma rede de 34 franquias em 16 estados do País. Por elas, são ofertadas soluções completas de GD solar, incluindo a concepção do projeto, o fornecimento de equipamentos e a instalação, além dos trâmites documentais para a conexão com as concessionárias.

A empresa acumula, desde 2015, 50 MWp de potência instalada em mini e microusinas, sendo que em 2020 foram vendidos 17,5 MWp em projetos solares, gerando faturamento de R$ 65 milhões. Segundo comunicado da EDP, o interesse principal com o negócio é ter acesso a uma rede de franquias em expansão, proporcionando capilaridade na força de vendas para o segmento B2C (business to consumer).  Além disso, ao grupo português também atrai a capacidade de atendimento aos clientes de GD em todas as regiões do País, conquistada pela estrutura da Blue Sol.

Já a Blue Sol, também em comunicado, afirma que a parceria vai ampliar no curto prazo sua rede de parceiros e a rede de franquias. Além disso, a empresa espera, com a entrada do sócio de peso, difundir o uso, entre seus clientes empresariais, residenciais e do agronegócio, de tecnologias de monitoramento energético, de armazenamento com baterias de íon-lítio e de carregamento de veículos elétricos.

Segundo as empresas, a operação está sujeita à verificação de condições precedentes usuais a esse tipo de transação, além de outras medidas de natureza societária e contratual necessárias para a sua conclusão, a qual está prevista para ocorrer no primeiro trimestre de 2021. A negociação faz parte de plano da EDP de reforçar sua atuação em geração solar distribuída.



Mais Notícias FOTOVOLT



Energia solar fotovoltaica ultrapassa 8 GW no Brasil

No total, fonte já trouxe mais de R$ 40 bilhões em novos investimentos ao País e gerou mais de 240 mil empregos acumulados, segundo a Absolar.

04/03/2021


Nextracker vai fornecer rastreadores para complexo Janaúba

Acordo prevê 830 MW em equipamentos para o complexo da Elera de 1,2 GWp

04/03/2021


Webinar discute o trabalho feminino na área de energias renováveis

Especialistas do Brasil e do exterior vão debater a participação as mulheres na grande expansão de empregos prevista até 2050.

04/03/2021