A fornecedora de gases industriais White Martins colocou em operação sua primeira planta de hidrogênio verde no sudeste do Brasil, informou a empresa nesta quarta-feira. Localizada em Jacareí, em São Paulo, a planta deverá fornecer hidrogênio para usuários industriais da região, afirmando que isso ajudará a evitar "centenas de toneladas" de emissões de CO2 anualmente. A produção é feita por eletrólise da água totalmente alimentada por energias solar e eólica, diz a empresa ― a White Martins já é autoprodutora de energia solar no Complexo Futura I (em Juazeiro, BA), e de energia eólica no Complexo Chuí (em Chuí, RS).
Com a nova planta, que tem capacidade de 800 toneladas por ano de H2V, a empresa informa que está quintuplicando a produção do combustível limpo no País ― uma outra instalação, inaugurada em 2022 em Pernambuco, produz 200 t/ano. Os consumidores são indústrias dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Apenas a fabricante de vidros Cebrace, em Jacareí, consumirá 20% da produção,
A localização da planta de H2V em Jacareí, no corredor industrial do estado de São Paulo, a posiciona próximo a importantes polos de demanda, incluindo os setores químico e industrial. O projeto marca a expansão regional da produção de hidrogênio verde pela White Martins, subsidiária brasileira da Linde, que vem desenvolvendo cadeias de suprimento de hidrogênio na América Latina.
Mais Notícias FOTOVOLT
Leilões em 2 e 4 de dezembro (sendo o primeiro só para sistemas nacionalizados) contratarão por 15 anos com início de suprimento em agosto de 2028
03/06/2026
Parceria produz célula prismática LFP com matéria-prima nacional e prepara caminho para “megafactory” no País
03/06/2026
Iniciativa na usina em construção Rio Urucuia (MG) reforça meta global da companhia de atingir emissões líquidas zero até 2040
03/06/2026