Um acordo entre a universidade australiana Curtin University e a empresa sueca de baterias Texel promete resultar em breve em um novo sistema termoquímico de armazenamento de energia que não utiliza terras raras e nenhum outro recurso natural, informaram as duas instituições em comunicado para a imprensa.

Os parceiros no projeto assinaram um memorando de entendimento direcionado à comercialização da nova tecnologia de bateria, desenvolvida pela universidade, sediada em Perth, na Austrália, mas não revelam mais detalhes dos materiais e da tecnologia envolvida no sistema, considerado por eles disruptivo no setor.

Embora sem apresentar as especificações, os pesquisadores alertam que a nova bateria será uma forma mais econômica e eficiente de armazenar energia como calor para produzir energia elétrica, sem depender de materiais típicos empregados nesses sistemas, como cobalto e lítio.

Com recursos do Departamento Australiano de Indústria, Ciência, Energia e Recursos, o projeto deve garantir produto muito mais barato do que as baterias de lítio, além de não apresentar degradação cíclica, ser 100% reciclável e ter densidade de energia muito alta. A colaboração entre a Curtin University e a Texel começou em 2018 e foi formalizada no fim de 2019 quando a universidade conseguiu bolsa para financiar o projeto.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024