A Thopen, empresa que atua em geração distribuída e no mercado livre de energia, adquiriu da Vip Air portfólio de 52 projetos de usinas solares fotovoltaicas no Nordeste. Os ativos, alguns prontos (10%) e outros ainda em desenvolvimento, ficam nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará e somam 200 MWp.
As usinas são para geração distribuída compartilhada e devem atender mais de 64 mil empresas do setor de comércio na região Nordeste. Segundo a empresa, o total a ser investido no novo portfólio é de R$ 750 milhões, sendo 70% de dívida e 30% de capital próprio da Thopen, segundo informações do jornal Valor Econômico.
A Vip Air se manterá como parceira da Thopen no desenvolvimento dos projetos, que devem entrar em operação até o final do ano. O foco é compartilhar os créditos de compensação com empresas de pequeno, médio e grande porte, como redes de farmácias, academias, padarias, supermercados, lojas, concessionárias, entre outros.
A negociação segue estratégia de expansão, que incluiu recentemente a incorporação de duas novas usinas com um investimento total de R$ 22 milhões. Em São Paulo, a companhia adquiriu a usina de biogás Gaswatt Energia, de 5 MW. Já em Miranorte, no Tocantins, foi adquirida usina de 6 MWp.
Mais Notícias FOTOVOLT
Pesquisa avaliou eficiência da geração de energia com módulos bifaciais e concluiu que solo pedregoso natural tem melhor custo-benefício
10/07/2025
Unidade inaugurada em dezembro alavanca crescimento da produção mesmo com cenário adverso
10/07/2025
Iniciativa que distribui kits solares e capacitação a comunidades remotas foi reconhecida pelo Pacto Global – Rede Brasil da ONU
10/07/2025