A Thopen, empresa que atua em geração distribuída e no mercado livre de energia, adquiriu da Vip Air portfólio de 52 projetos de usinas solares fotovoltaicas no Nordeste. Os ativos, alguns prontos (10%) e outros ainda em desenvolvimento, ficam nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará e somam 200 MWp.
As usinas são para geração distribuída compartilhada e devem atender mais de 64 mil empresas do setor de comércio na região Nordeste. Segundo a empresa, o total a ser investido no novo portfólio é de R$ 750 milhões, sendo 70% de dívida e 30% de capital próprio da Thopen, segundo informações do jornal Valor Econômico.
A Vip Air se manterá como parceira da Thopen no desenvolvimento dos projetos, que devem entrar em operação até o final do ano. O foco é compartilhar os créditos de compensação com empresas de pequeno, médio e grande porte, como redes de farmácias, academias, padarias, supermercados, lojas, concessionárias, entre outros.
A negociação segue estratégia de expansão, que incluiu recentemente a incorporação de duas novas usinas com um investimento total de R$ 22 milhões. Em São Paulo, a companhia adquiriu a usina de biogás Gaswatt Energia, de 5 MW. Já em Miranorte, no Tocantins, foi adquirida usina de 6 MWp.
Mais Notícias FOTOVOLT
Antes voltado só para inversores, laboratório atuará também em ensaios de sistemas de armazenamento em baterias, carregadores veiculares, outros recursos distribuídos e geração centralizada
13/06/2025
Sistema desenvolvido pelo Fraunhofer e a Enel X vai utilizar baterias fornecidas pela Nissan, Stellantis e Mercedes-Benz
13/06/2025
São 5,3 milhões de unidades consumidoras, com mais de 3,6 milhões de sistemas instalados
13/06/2025