O complexo solar Serrita, de 68,8 MW, da Solar Serrita Energia SPE, no município de mesmo nome em Pernambuco, tornou-se o primeiro projeto no Brasil a utilizar uma nova tecnologia de rastreador solar da Nextracker, o NX Horizon-XTR. De acordo com a empresa, o sistema se adapta melhor às condições naturais do solo rochoso e irregular do sertão nordestino, trazendo ganhos na implementação.

Segundo comunicado, o projeto executado pela Elecnor conseguiu, com o rastreador, reduzir em 50% o nivelamento de terra, economizando aproximadamente 65 mil metros cúbicos de terraplenagem. Isso também reduziu em 50% a perturbação do solo, diminuindo os custos de escavação e eliminando a necessidade de nivelamento extenso e do uso generalizado de explosivos.

Com as vantagens, houve economia em capex superior a US$ 1 milhão no projeto. “A instalação foi mais rápida e fácil devido às alturas predefinidas das estacas e à capacidade de adaptação às condições naturais do terreno”, disse o diretor de projetos renováveis da Elecnor, Renan Lucas Ganassini.

Por estar localizado no semiárido nordestino, o local de construção da usina solar apresentava desafios ambientais e de engenharia com as características do solo e a topografia irregular. Além disso, um dos requisitos para a construção da usina para a epcista Elecnor era a preservação do solo superficial e da biodiversidade.

“Em condições tão desafiadoras, outros métodos de instalação de rastreadores solares exigiriam escavação substancial, elevando os custos e aumentando as exigências regulatórias”, disse o gerente de engenharia da Nextracker, Lucas Kauer. Além do terreno inclinado e rochoso, o local continha camadas de rocha dura que poderiam demandar movimentação de terra de categoria 3 (solo de rocha e difícil manejo), com o uso de explosivos.

A tecnologia da Nextracker, adaptável ao solo, reduziu ainda a necessidade de reflorestamento, preservando a vegetação local. Além disso, segundo o comunicado, ao menos 50% dos componentes como tubos de torque, estacas e controladores autônomos (SPCs) foram adquiridos localmente, garantindo conformidade com as exigências de financiamento nacional como o Finame.



Mais Notícias FOTOVOLT



Nasa testa módulos de película fina da Ascent Solar no espaço

Parceria visa validar tecnologia leve e flexível em sistemas de geração de energia irradiada

04/07/2025


Programa federal mira irrigação com energia solar

Pronisaf une sistemas eficientes de irrigação à geração fotovoltaica para agricultura familiar

04/07/2025


GeoDesign Internacional apresenta a linha de robôs IFBOT

Desenvolvido pela sua representada IFBOT Intelligence Technology, Ltd., para auxiliar na limpeza de módulo FV com soluções inteligentes, práticas e altamente eficientes.

04/07/2025