O valor médio de um kit fotovoltaico no Brasil, para microusina de 8 kWp, é hoje de R$ 12 mil, segundo levantamento da energytech 77Sol, distribuidora de equipamentos solares baseada em plataforma digital. O valor obtido pela base de dados da empresa representa a média dos três primeiros meses de 2025 e inclui kit com módulos solares, inversor e a estrutura necessária de fixação.

Segundo o CEO da 77Sol, Luca Milani, o novo número equivale a uma leve alta no preço do kit, depois de um período de quedas constantes registradas durante 2024. “No ano passado, o custo caiu mais de 50%, porém, com o aumento do imposto de Importação sobre os módulos fotovoltaicos, já estamos sentindo um pequeno aumento no primeiro trimestre", avalia.

Ainda segundo os dados da energytech, o financiamento solar segue tendo, em média, a duração de cerca de quatro anos, mesmo com o impacto das taxações sobre os produtos importados (25%). Isso significa que há ainda a possibilidade firme de se igualar a parcela do financiamento com o valor gasto anteriormente na fatura mensal de energia elétrica do consumidor.



Mais Notícias FOTOVOLT



Evolua e Órbi firmam parceria para levar GD solar a hub de inovação

Acordo prevê fornecimento de energia renovável e ações educativas no setor energético

01/08/2025


Preço da energia solar residencial recua no 2º trimestre

Valor médio por Watt-pico caiu 3% e ficou em R$ 2,51 no País

01/08/2025


Schneider entrega kits solares a comunidade ribeirinha no Pará

Sistemas fotovoltaicos beneficiam 2.600 pessoas na reserva Tapajós-Arapiuns

01/08/2025