A Arevon Energy, desenvolvedora norte-americana de projetos de energia renovável, inaugurou complexo híbrido solar com sistema de armazenamento de energia por baterias (BESS, na sigla em inglês) em Imperial County, na Califórnia, Estados Unidos. Batizado de projeto Vikings Solar-plus-Storage, o projeto de US$ 529 milhões inclui 157 MW de solar com 150 MW/600 MWh de armazenamento e será um dos primeiros com solar de grande escala nos Estados Unidos para atendimento de demandas de pico, incluindo finais de tarde e noites.

Segundo comunicado da empresa, o BESS poderá ajustar a capacidade de fornecimento da planta em segundos, o que a torna especialmente projetada para atender as demandas de pico. Financiado com créditos da Lei de Redução da Inflação (IRA), política federal criada no governo Biden de incentivo à transição energética, o projeto Vikings empregou durante a construção mais de 170 funcionários, incluindo mão de obra local da Califórnia.

Atendendo a política federal de estímulo ao desenvolvimento da cadeia produtiva norte-americana, o projeto utilizou fornecedores locais para os principais componentes da instalação. No caso, foram adquiridos os sistemas de armazenamento de energia de bateria Megapack, fabricados pela Tesla em Lathrop, Califórnia, além de módulos solares fotovoltaicos de filme fino de CdTe da First Solar, de Ohio, e rastreadores solares inteligentes da Nextracker. Já a responsável pela engenharia, aquisição e construção foi a Solv Energy, de San Diego, na Califórnia.

A San Diego Community Power, compradora do projeto e responsável pela operação,

assinou um contrato de longo prazo com a Arevon, pelo qual a energia do projeto Vikings Solar-plus-Storage atenderá a demanda de quase 1 milhão de clientes. As empresas também assinaram acordo comercial para o projeto de armazenamento de energia Avocet de 200 MW, que começará a ser construído no início de 2025 na cidade de Carson, Califórnia.



Mais Notícias FOTOVOLT



Eletrobrás faz estudo sobre influência do solo em usinas solares

Pesquisa avaliou eficiência da geração de energia com módulos bifaciais e concluiu que solo pedregoso natural tem melhor custo-benefício

10/07/2025


Com nova fábrica, MTR Solar aumenta produção em 15%

Unidade inaugurada em dezembro alavanca crescimento da produção mesmo com cenário adverso

10/07/2025


Projeto solar da Schneider leva energia a 27 mil na Amazônia

Iniciativa que distribui kits solares e capacitação a comunidades remotas foi reconhecida pelo Pacto Global – Rede Brasil da ONU

10/07/2025