Apenas 19,6% das luminárias públicas do Brasil utilizam a tecnologia LED, mais econômica e eficiente. Ao todo há no país mais de 22 milhões de pontos de iluminação pública (IP), que consomem em média 13 milhões de GWh de energia. Os dados são do Censo da Iluminação Pública no Brasil – Base 2023, da ABCIP - Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública e feito em parceria com a SEPPI - Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos da Casa Civil da Presidência da República
Do total, 59% das luminárias utilizam a tecnologia de vapor de sódio e o restante, tecnologias tradicionais variadas. Segundo o estudo, o potencial de eficiência energética e de redução de CO2 emitido na atmosfera com a modernização dos parques de IP, com LED, garantiria economia entre 40% e 70% de energia elétrica em relação às tecnologias antigas. Da mesma forma, reduziria em 36% as emissões de CO2.
O primeiro Censo da IP no Brasil apresenta, além do estado atual do parque de iluminação pública, quantificando o número de pontos de iluminação, também a sua distribuição, o consumo de energia e as tecnologias predominantes, a partir de dados contidos nas bases da Aneel em 2023.
Acesse o censo no link https://www.associacaoabcip.com.br/publica%C3%A7%C3%B5es-abcip
Mais Notícias EM
Digitalização, redes inteligentes e plataformas de atendimento impulsionam investimentos estruturais na baixa tensão com a abertura prevista para 2026.
08/08/2025
Edital vai destinar até R$ 650 mil para projetos em SP e ES; inscrições até 5 de setembro.
08/08/2025
Com expansão avançando em todo o país no semestre, setor de serviços lidera as adesões.
08/08/2025