A EDP lançou o edital Solar Social com o objetivo de selecionar 20 organizações da sociedade civil (OSCs) para receberem sistemas de geração de energia solar em suas sedes. A iniciativa prevê destinar até R$ 650 mil às instituições localizadas em áreas de concessão da empresa nos estados de São Paulo e Espírito Santo.
As organizações interessadas devem apresentar propostas com foco no uso da economia gerada pela energia solar em projetos de impacto social. Entre os exemplos citados no edital estão investimentos em infraestrutura educacional ou outras iniciativas alinhadas à atuação da entidade. As inscrições estão abertas até 5 de setembro, por meio da plataforma Prosas.
A seleção será baseada em critérios como impacto social, aderência aos pilares de atuação da EDP (Energia e Educação), governança, viabilidade técnica e estrutura física para instalação do sistema fotovoltaico, limitado a 5 kWp. Além da implantação dos sistemas, a EDP oferecerá capacitação sobre eficiência energética, uso consciente da eletricidade e manutenção dos painéis.
Os projetos selecionados serão divulgados em dezembro, com execução prevista ao longo de 2026. Segundo Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul, a iniciativa integra a estratégia da empresa voltada à ampliação do acesso à energia e à promoção da eficiência energética em comunidades vulneráveis.
Em 2024, a companhia aumentou em 34% os investimentos em projetos sociais voltados à transição energética, com aportes que somaram R$ 1,4 milhão. Nesse período, foram instalados 45 kWp em sistemas fotovoltaicos e realizadas mais de 200 atividades educativas.
Entre as ações já implementadas estão o projeto Comunidade Solar, em Vila Velha (ES), que leva energia a instituições e espaços públicos, e a Microusina Solar Social, que beneficia mais de 150 famílias da Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP), por meio de créditos na conta de luz.
O edital Solar Social complementa o programa Energia Solidária e está alinhado à iniciativa global Y.E.S. (You Empower Society), voltada à promoção de uma transição energética justa com apoio a projetos de responsabilidade social.
Mais Notícias EM
Digitalização, redes inteligentes e plataformas de atendimento impulsionam investimentos estruturais na baixa tensão com a abertura prevista para 2026.
08/08/2025
Com expansão avançando em todo o país no semestre, setor de serviços lidera as adesões.
08/08/2025
Fontes eólica e solar impulsionaram a ampliação em julho, que já soma 4.211 MW no ano.
08/08/2025