O mercado livre de energia segue em expansão no Brasil. Segundo levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), mais de 13,8 mil unidades consumidoras aderiram ao ambiente de contratação livre no primeiro semestre de 2025, um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2024.

O estado de São Paulo liderou em número absoluto de novas adesões, com 4.129 unidades migradas. Já o Paraná se destacou pela maior taxa de crescimento no período, com alta de 135% frente ao ano anterior. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também figuraram entre os estados com maior volume de migrações.

A CCEE destaca que o avanço do mercado não se restringe mais aos grandes centros industriais. Estados como Mato Grosso, Amazonas, Maranhão e Rondônia também apresentaram crescimento relevante, evidenciando que a abertura do mercado livre está em curso em todas as regiões do País.

O setor de serviços puxou as adesões em 2025, com mais de 4.400 unidades migradas no semestre, uma alta de 64% na comparação anual. Também merecem destaque os ramos de comércio, alimentícios, saneamento e metalurgia, todos com volumes expressivos e desempenhos positivos, refletindo o apetite do setor produtivo por competitividade e previsibilidade nos custos com energia elétrica, segundo avaliação de comunicado da CCEE.



Mais Notícias EM



Cortes em usinas eólicas e solares somam 35 milhões de MWh

Estudo da ePowerBay aponta aumento de 15% nas restrições em setembro.

10/10/2025


Expansão renovável cresce 1.400 MW em setembro no Brasil

Em setembro, entraram em operação 27 novas usinas de fontes renováveis

10/10/2025


Inpe instala supercomputador para ampliar previsões climáticas

Sistema multiplica por seis a capacidade de processamento e reforça previsões de eventos extremos.

10/10/2025