A Fumacense Alimentos, de Morro da Fumaça, SC, investiu R$ 10 milhões para dobrar a produção de energia elétrica em sua usina termelétrica a biomassa de casca de arroz. Com o projeto, a usina passa a abastecer todo o parque fabril da matriz, além de gerar excedente de energia para a rede.

Para a expansão, a empresa cerealista adquiriu novos maquinários que permitiram atingir 2700 kWh de geração de energia. Com investimento aproximado de R$ 10 milhões, os equipamentos, segundo comunicado da Fumacense, contam com tecnologia mais eficiente que aumentou a geração de energia ao mesmo tempo em que demanda a mesma quantidade de matéria prima que vinha sendo utilizada pela empresa nos últimos anos.

A turbina, ainda segundo a empresa, tem condensação a vácuo, o que facilita a passagem do vapor e, por consequência, aumenta os resultados. Com isso, o desempenho passou de 6000 para 8000 rotações por minuto. Também o gerador é maior, tanto em sua dimensão física quanto em potência.

A projeção é que, ainda no segundo semestre, a Fumacense consiga comercializar o excedente de energia gerada para o sistema elétrico. A ideia é compensar o gasto da unidade de Alegrete, RS, e da Cervejaria do grupo EZOS, localizada em Forquilhinha, SC.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025