O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), colocou em operação um novo supercomputador em seu Centro de Dados Científico, em Cachoeira Paulista (SP). O equipamento, adquirido com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), aumenta de forma expressiva a capacidade nacional de previsão do tempo e de modelagem climática.

Segundo o coordenador de Infraestrutura de Dados e Supercomputação do Inpe, Ivan Márcio Barbosa, a máquina tem capacidade de processamento entre cinco e seis vezes maior e armazenamento 24 vezes superior ao do sistema anterior, o Tupã. O avanço permitirá prever com mais rapidez e detalhamento eventos meteorológicos, além de aprimorar estudos sobre mudanças climáticas.

Com o novo sistema, a previsão de dez dias, que antes exigia cerca de três horas, pode ser concluída em menos de duas. Também será possível produzir mapas meteorológicos com resolução de até 3 km sobre a América do Sul — quatro vezes mais detalhados do que os gerados anteriormente. Esse ganho permite identificar tempestades, ondas de calor e variações locais com mais precisão.

O equipamento integra o projeto Renovação da Infraestrutura de Supercomputação (Risc), que prevê a instalação de quatro supercomputadores até 2028, além da modernização elétrica, instalação de refrigeração eficiente e de uma usina fotovoltaica no centro de dados. O investimento total é estimado em R$ 200 milhões, sendo quase R$ 30 milhões aplicados nesta primeira etapa.

Entre as ferramentas que operam no novo sistema está o modelo brasileiro Monan, desenvolvido para representar com maior precisão as condições tropicais e subtropicais da América do Sul. De código aberto e comunitário, o Monan integra dados da atmosfera, oceanos e superfície terrestre e está em fase final de testes para gerar previsões de médio prazo.

O novo supercomputador, modelo HPE XD2000, foi adquirido da HPE-Cray em setembro de 2024 e chegou ao País em maio de 2025. Desde então, o Inpe concluiu a desmontagem do Tupã e iniciou o treinamento das equipes. O equipamento já está em operação, com validação dos modelos numéricos que serão utilizados em estudos e serviços meteorológicos.

O Inpe ainda promoverá uma consulta pública nas redes sociais para batizar o novo sistema, dando continuidade ao legado do Tupã — nome inspirado na mitologia tupi-guarani e símbolo da ligação entre ciência e cultura brasileira.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025